_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Escola Mário Gurgel cria projeto para potencializar aprendizado dos alunos

24/02/2015


Com foco na potencialização do aprendizado e na participação da família na vida escolar dos estudantes, a Escola Estadual Mário Gurgel, localizada em Vila Velha, está finalizando o “Projeto Futuro - construindo metas para um futuro vencedor”. Com previsão de início no mês de março, o projeto irá ajudar os alunos do ensino médio na construção do futuro.

O projeto será iniciado com as turmas do 1º ano do ensino médio e será dividido em três etapas, que ocorrerão anualmente, e acompanharão os alunos durante todo o ensino médio. Na 1ª etapa, que terá início no próximo mês, será realizado um ciclo de entrevistas com os familiares e educandos, para a construção de orientações educacionais, onde será trabalhado o planejamento de metas por meio dos seguintes temas: Por que estudar? Como estudar? Como o estudo pode mudar a vida do aluno e de toda a sua família?

Na 2ª etapa, prevista para 2016, será realizado o ciclo de aprofundamento do plano quando os alunos irão aprender algumas técnicas avançadas de estudos, como: leitura dinâmica, estudos em grupo e pesquisas eficientes na internet. Haverá também a construção coletiva de um plano de estudos anual, com metas e atividades a cumprir, voltadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares.

Na 3ª etapa, com realização em 2017, estará o ciclo final do projeto e será voltado para discussões e debates sobre o Enem, vestibulares, sistema de cotas e mercado de trabalho. Nessa fase, os alunos, que estarão no 3º ano do ensino médio, vão discutir e aprofundar conhecimentos sobre o mercado de trabalho, suas preferências profissionais e os pré-requisitos para alcançar seus objetivos. Além disso, serão realizadas reuniões com os pais para a construção de um plano de estudo eficaz, com monitoramento de resultados.

Para o diretor da escola, João Paulo Derocy Cêpa, esse tipo de atividade é muito importante, pois, ajuda o estudante escolher uma profissão e indica qual caminho seguir para que alcance suas metas. “Muitos desses adolescentes ainda não decidiram qual profissão vão seguir após se formar no ensino médio. Nosso intuito é ajudá-los e mostrar a melhor maneira de decidir por uma formação. Será um projeto voluntário, ou seja, aqueles alunos que estiverem interessados poderão participar, juntamente com seus pais, para que aumente o contato dos familiares com a vida escolar do aluno, alcançando um melhor resultado”, explica.

De acordo com o diretor, para que a ação funcione será necessário que o aluno entenda o seu papel na escola. “Quando os estudantes sabem como estudar, qual a importância e o motivo de estar na escola, seu aprendizado é mais eficaz e eles se tornam mais dedicados. Para ajudá-los a entender esse processo, iremos realizar palestras sobre assuntos destacados e trabalhados durante cada etapa”, finalizou João.

 

FOTO: Divulgação / Sedu

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)