A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) divulgou, no início deste mês, o Boletim Sindec 2014, que apresenta uma breve análise sobre as demandas de consumo levadas aos Procons de todo o Brasil, integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), durante o ano passado.
No ano de 2014, foram realizados 2.490.769 (dois milhões quatrocentos e noventa mil setecentos e sessenta e nove) atendimentos pelos Procons integrados ao Sindec. Uma média mensal de 206 mil consumidores atendidos, sendo que, 62,7% desse número correspondem ao registro de reclamações e denúncias e 37,3% a consultas e orientações prestadas aos consumidores.
O Boletim traz ainda o detalhamento dos assuntos mais demandados pelos consumidores brasileiros nos 26 estados e no Distrito Federal. De acordo com o documento, os assuntos que mais receberam queixas dos consumidores em 2014 foram: telefonia fixa, telefonia celular, banco comercial, cartão de crédito, TV por assinatura, aparelho celular, financeira, microcomputador, móveis e eletrodomésticos.
Os problemas mais frequentes estão relacionados a cobranças, representando 35,6% das demandas; seguido de problemas na oferta; vício ou má qualidade do produto ou serviço e problemas com contrato.
No Espírito Santo, o Procon Estadual registrou mais de 55 mil atendimentos. As empresas mais reclamadas pelos capixabas foram, em primeiro lugar, a Oi fixo/celular, seguida da Vivo, Itaú, Claro/Embratel e Bradesco. Em sexto lugar aparece a Via Varejo (Casas Bahia/Ponto Frio/Nova Ponto Com), Escelsa, GVT, Sky e em décimo lugar está o Santander.
O diretor-presidente do Procon-ES, Ademir Cardoso, explica que os serviços de telefonia como atividade mais reclamada nos Procons de todo o País, indicam a má prestação de serviços de voz e dados, mau atendimento ao consumidor e cobranças de serviços não contratados. “O registro das denúncias dos consumidores contribuirá ainda mais para a atuação dos Procons, seja para auxiliar os consumidores na solução do problema, seja na aplicação de penalidades”, informa.
Transparência - Os dados utilizados na elaboração do Boletim Sindec foram disponibilizados em formato aberto também no Portal Brasileiro de Dados Abertos. São “dados abertos” aqueles que estão livremente disponíveis para o uso e reuso por qualquer interessado, sem restrição de licenças, patentes ou mecanismos de controle.
Sindec - O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor é o sistema informatizado que integra o atendimento realizado por Procons de 26 estados, do Distrito Federal e de 336 municípios. Como vários destes Procons contam com mais de uma unidade, o Sistema abrange 641 unidades espalhadas por 440 cidades brasileiras.
Consumidor.gov.br - Desde 27 de junho do ano passado mais um sistema vem subsidiando os órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor com informações a respeito dos problemas vivenciados pelos consumidores no mercado de consumo. Trata-se do Consumidor.gov.br, um serviço público para solução alternativa de conflitos de consumo na internet, monitorado pelos órgãos de defesa do consumidor e pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, com o apoio da sociedade. Atualmente a plataforma conta com 52 mil usuários cadastrados e 228 empresas credenciadas, já tendo sido registrados 50 mil atendimentos.
FOTO: Romero Mendonça / Secom - ES
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