Terminam nesta terça-feira (10) as inscrições para seleção de voluntários que irão atuar no Parque Estadual Itaúnas, localizado no município de Conceição da Barra e gerenciado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Estão sendo ofertadas duas vagas para atuação até o dia 09 de março de 2015, incluíndo o período de Carnaval.
Pode se inscrever qualquer pessoa acima de 18 anos, preferencialmente, estudantes ou formados, de nível técnico, ensino superior ou pós-graduação nas áreas de turismo, ciências biológicas, ciências da terra, ciências do mar, ciências sociais e demais áreas afins.
O trabalho a ser desenvolvido pelos voluntários na Unidade de Conservação (UC) engloba recreação, turismo e educação ambiental. Os voluntários que participarem receberão um certificado no modelo do Programa de Voluntariado do Iema, com o período trabalhado e as atividades desenvolvidas.
O programa objetiva, dentre outras possibilidades, promover a cooperação entre o Governo e a sociedade civil na busca de soluções coletivas de proteção e conservação dos recursos naturais e, também, contribuir para a formação ética e cidadã do voluntário, potencializando a formação técnica e científica dos cidadãos interessados em atuar na questão ambiental.
O extrato do edital do Programa de Voluntariado foi publicado no Diário Oficial na última quarta-feira (04). A ficha de inscrição e o edital completo do programa estão disponíveis na página inicial do site: (www.meioambiente.es.gov.br).
Inscrições – Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição e enviar junto com currículo (no máximo duas laudas) para o e-mail pvuciema@gmail.com com o assunto “Inscrição Parque de Itaúnas”, até esta terça-feira (10).
Os candidatos serão selecionados a partir da análise de currículo, ficha de inscrição e entrevista, e serão contatados para dar prosseguimento ao programa e iniciar o serviço na mesma semana.
Programa – O programa foi criado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) para incentivar e valorizar o trabalho voluntário. A atividade é considerada como colaboração cívica transitória de relevante interesse público e garante certificado.
Um dos objetivos é tornar os voluntários multiplicadores de conservação, preservação e proteção do meio ambiente. A Instrução Normativa que cria o Programa de Voluntariado é a Nº 06 de 2014.
Entre as funções dos voluntários estão: prestar informações gerais aos visitantes sobre a unidade; desenvolver e participar de projetos de educação e interpretação ambiental e pesquisas; ajudar na implementação, manutenção e monitoramento de trilhas; sensibilizar as comunidades do entorno sobre as práticas de proteção, preservação e conservação dos recursos naturais; auxiliar na identificação de focos de incêndio e outros incidentes, bem como fazer parte de grupos de resgate ou combate a incêndios; fotografar, filmar, organizar e catalogar arquivos de fotos para a Unidade de Conservação, entre outras.
FOTO: Pale Zuppani
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)