Oito salas de apoio à mulher trabalhadora que amamenta recebem nesta quinta-feira (18) a certificação do Ministério da Saúde, em cerimônia que será realizada na sede do Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES), em Vitória, a partir das 8h30. Essas são as primeiras salas certificadas pelo ministério no Estado e estão localizadas em hospitais públicos, privados e filantrópicos.
Além do secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino; de representantes do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), da Sociedade Espiritossantense de Pediatria (Soespe), do CRM-ES e de profissionais da área técnica de Saúde da Criança da Sesa, são esperados no evento secretários de saúde dos municípios onde há banco de leite e diretores dos hospitais onde foram instaladas as salas de apoio.
Segundo a referência da área técnica de Saúde da Criança da Sesa, a pediatra Rosiane Ramos Catarino, a existência das salas no local de trabalho estimula as mulheres a continuarem amamentando mesmo após o quarto ou o sexto mês de licença-maternidade. Ela explica que as mulheres que contam com a sala de apoio podem retirar e congelar o leite, e levá-lo para casa no fim do expediente para que seja dado ao bebê no dia seguinte, enquanto ela estiver trabalhando.
“Essa é uma iniciativa que visa promover o aleitamento materno, pois há inúmeras evidências científicas que comprovam a eficácia da amamentação na redução de infecção respiratória, diarréia e alergias. Assim, os filhos dessas funcionárias beneficiadas com a sala de apoio adoecem menos, pois podem ter acesso ao leite materno, e isso diminui o afastamento das mulheres do trabalho em virtude das doenças de seus filhos”, comenta a médica.
De acordo com a referência técnica do Programa Estadual de Saúde da Criança, o Governo do Estado, apoiado pelo Ministério da Saúde, tem incentivado e auxiliado as empresas que desejam estimular a amamentação com a instalação da sala de apoio.
“Há um esforço conjunto do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Secretaria de Estado da Saúde para apoiar a mulher trabalhadora na manutenção do aleitamento materno. Nesse sentido, o Governo do Estado vem sensibilizando e orientando gestores de instituições públicas e privadas que tenham mulheres em período fértil na criação de salas de apoio à amamentação”, diz.
Bancos de leite - Os sete bancos de leite que funcionam no Espírito Santo vão receber, na mesma ocasião, o Certificado de Excelência em Bancos de Leite Humano, concedido pelo Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano (IBERBLH) com o patrocínio da Coordenação Geral da Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde.
O certificado atesta a qualidade do serviço e é concedido aos bancos que seguem determinados padrões de manejo do aleitamento, considerando a coleta, a pasteurização e a distribuição do leite.
Saiba Mais
- Hospitais que possuem a sala de apoio
:: Hospital Estadual Dório Silva
:: Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba)
:: Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moares (Hucam)
:: Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória
:: Hospital e Maternidade São José
:: Hospital e Maternidade de Carapina
:: Hospital da Unimed
:: Hospital e Maternidade Pró-Matre
- Bancos de leite que vão receber o certificado
:: Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Centro de Referência Estadual)
:: Banco de Leite Humano do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba)
:: Banco de Leite Humano do Hospital Estadual Dório Silva
:: Banco de Leite Humano do Hospital da Polícia Militar do Espírito Santo
:: Banco de Leite Humano da Santa Casa de Misericórdia de Vitória
:: Banco de Leite Humano Madre Gertrudes de São José, de Colatina
:: Banco de Leite Humano do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim
FOTO: Assessoria de Comunicação / Sesa
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)