_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Projeto Coordenadores de Pais atende mais de sete mil alunos na Grande Vitória

10/11/2014


Mais de sete mil estudantes de 35 escolas da rede estadual e uma municipal foram atendidos entre os meses de fevereiro e setembro pelo projeto Coordenadores de Pais. Durante esse período, foram realizados mais de 7.400 atendimentos a alunos de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana, regiões beneficiadas pelo Programa Estado Presente. Com o projeto, cerca de 66,29% dos estudantes melhoraram a frequência e o comportamento escolar, resultando numa resposta positiva de quase cinco mil alunos.

Também foram atendidos nas escolas aproximadamente 4.900 pais de alunos faltosos ou que estavam apresentando comportamento indesejável. A conversa com os pais resultou em mudanças de atitude para mais de 3.340 alunos ou 68,15%. Também foram atendidos sete pais de alunos privados de liberdade e duas visitas domiciliares foram feitas, com o propósito de apoiar a família e incentivar o retorno do aluno à escola, após o cumprimento da medida de socialização.

“A participação intensa dos coordenadores na vida da escola representa a mais importante forma de protagonismo para o jovem, pois procura e incentiva o envolvimento, comprometimento e a experimentação na busca da solução de pequenos problemas acadêmicos dos alunos, relacionados a faltas, evasão escolar, comportamento e desempenho escolar”, frisou Alaíde Schinaider Rigoni, coordenadora de projetos da Gerência de Planejamento da Sedu.

A outra forma de intervenção junto às famílias foi por meio de 1.292 visitas às residências dos alunos que estavam faltando, por conta de mau comportamento, atestado médico prolongado, licença maternidade ou liberdade assistida. Dessas visitas de acompanhamento, 754 alunos, o que representa 58,36%, tornaram-se mais frequentes e comprometidos com os estudos e retornaram ao final do período de licença.

Foram efetivadas ainda 485 visitas aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Igrejas, dentre outros locais, e foram feitos 534 encaminhamentos de alunos e de famílias para atendimento nessas unidades. Neste ano, as escolas Ermentina Leal e Caboclo Bernardo também aderiram ao projeto “Coordenadores de Pais”, resultante da parceria efetivada com a Fibria, Carta Fabril e CBC Construtora, de Aracruz.

Alunos destaques - Os coordenadores realizaram visitas a 176 famílias com o propósito de valorizar as conquistas dos estudantes que se destacaram nos trimestres letivos, por meio dos atendimentos realizados na escola, parabenizando-os pelo êxito acadêmico e de buscar maior participação deles e de suas famílias nos projetos da escola. “Nenhum outro fator tem tanto impacto para o progresso de um aluno quanto à interferência adequada da escola junto à família. Isso se faz bastante positivo, com reflexo na vida adulta”, ponderou a coordenadora Alaíde.

Coordenadores em ação - A coordenadora Maria da Penha de Jesus Jeremias, atuante na Escola Estadual Ana Lopes Balestrero, em Flexal I, Cariacica, revela que aprendeu muitas novidades com a experiência pedagógica. A participante frisa que esse envolvimento constante foi um dos fatores primordiais para a evolução significativa dos estudantes. “Por meio de conversas, o projeto oportuniza a criação de um vínculo de confiança, reconhecimento, relações sociais e troca de ideias demonstrando o reconhecimento pelo saber que as famílias possuem e vice-versa”, salientou.

Já a coordenadora Paula Fernanda Flanssinett, que trabalha na Escola Estadual Benício Gonçalves, em Vale Encantado, Vila Velha, diz que a missão dos coordenadores ultrapassa os limites da escola e destaca que, quando necessário, outros assuntos também são abordados a fim de orientar estudantes de maneira clara e objetiva. “A família não pode assumir sozinha a culpa por todos os problemas que a sociedade enfrenta hoje, mas é entre a família e a escola que a criança aprenderá a se tornar um ser humano de caráter e princípios éticos”, destacou.

Coordenadores de Pais - O projeto atua nas escolas públicas com foco na articulação das famílias com a unidade de ensino. Ele é o elo entre a escola, a família e a comunidade, visando garantir o direito à educação das crianças, adolescentes e jovens.

O objetivo é desenvolver ações que propiciem e facilitem a entrada e o envolvimento das famílias no cotidiano escolar, auxiliando pais de alunos a melhor acompanhar e apoiar o aprendizado dos seus filhos, evitando, assim, a evasão escolar, a repetência e melhorando a integração entre aluno, família e escola.

Inspirado na Reforma Educacional de Nova Iorque (EUA), cada unidade de ensino conta com um coordenador de pais. Esses, que geralmente são moradores da comunidade em que se encontra a instituição de ensino, são indicados pela direção da escola para atuar no “relacionamento escola-família”.

O projeto “Coordenadores de Pais” é uma ação realizada em parceria com a Fundação Itaú Social e conta com a parceria da Fucape e o apoio do Movimento Espírito Santo em Ação (ES em Ação). O projeto segue a experiência que foi desenvolvida pela Fundação na Zona Leste de São Paulo.

Estado Presente - O Governo do Espírito Santo lançou o Programa Estado Presente para levar às comunidades menos favorecidas ações de cidadania e combate à violência e criminalidade. O foco é concentrar esforços de todas as secretarias de Governo nas áreas de educação, saúde, cidadania, esportes, lazer, cultura, segurança, além de qualificação profissional e novas oportunidades de emprego e renda.

Com o Programa Estado Presente, o Governo do Estado pretende desenvolver respostas rápidas e permanentes, em parceria com municípios, ONGs e iniciativa privada, para reduzir os crescentes índices de criminalidade, na maior parte das vezes associados ao tráfico de drogas, além de democratizar o acesso aos serviços públicos, especialmente para a população residente em áreas de grande vulnerabilidade social.

Vários investimentos foram anunciados para estas áreas escolhidas, tais como instalação de Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), reforma e ampliação de escolas, construção de unidades habitacionais, aquisição de equipamentos de última geração para as Polícias Civil e Militar, entre outras ações.

 

FOTO: Romero Mendonça / Secom - ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)