As atividades do Programa Jovens Urbanos já iniciaram. E os estudantes inscritos no projeto devem ficar atentos ao horário das oficinas para não perder esta oportunidade. O Programa é uma iniciativa da Fundação Itaú Social com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu).
Neste ano, a ação está atendendo alunos de seis unidades de ensino da rede estadual no município da Serra. São elas: Vila Nova de Colares, Jacaraípe, Marinete de Souza, Antônio José Peixoto Miguel, José Batista da Mota e Albuquerque e Professor José Antunes das Dores. O programa tem o objetivo de promover aos jovens de regiões menos privilegiadas o acesso a bens culturais e tecnológicos, visando a qualificar e potencializar a participação desses na vida pública e no mundo do trabalho, assim como contribuir para a permanência, retorno e conclusão da educação básica.
No Jovens Urbanos são oferecidas oficinas de grafite, dança, teatro, música, estêncil e customização de camisetas, fotografia e produção de vídeos. Além disso, os alunos têm a oportunidade de conhecer espaços públicos da cidade de Vitória. O programa utiliza como base a exploração, experimentação, produção e expressão a partir da circulação na cidade e da apropriação de diferentes tecnologias.
A Escola Estadual Marinete de Souza está realizando a oficina “Fotografia na Comunidade”. O tema foi proposto a partir do interesse dos alunos e tem o intuito de sensibilizá-los a ter um olhar renovado no meio em que vivem. Na atividade, aproximadamente 25 alunos estão aprendendo várias diversos conceitos de fotografia, por meio de câmeras e celulares. Segundo o professor de Língua Portuguesa, Alexandre Monemberger, os alunos estão animados e gostando bastante das dinâmicas da oficina. “O trabalho está sendo muito produtivo. É uma oportunidade dos alunos perceberem a fotografia como instrumento de valorização do espaço em que vivem”, destaca Alexandre.
A Escola Vila Nova de Colares está oferecendo a oficina “Produção de animação”. Neste início, os alunos estão conhecendo a história da animação, bem como as etapas de produção. Nos próximos encontros, os estudantes selecionarão um tema e, em seguida, produzirão um vídeo. “É uma forma de trabalhar a história de vida do aluno e o convívio entre eles no ambiente escolar. Essa ação contribui para preparar os alunos para o mercado e trabalho e uma formação artística”, destaca o agente educador, SilFarlem de Oliveira.
No final da ação, os jovens poderão intervir na comunidade ou na escola com projetos financiados pela Fundação Itaú Social. Um grande encontro está previsto para acontecer em novembro, com a apresentação de todas as produções criadas durante as atividades do programa.
Mais informações: (27) 3636-7854
Confira abaixo as oficinas que estão sendo realizadas:
Escola Vila Nova de Colares
Oficina: Produção de Animação
- Dias: terças e quintas
- Horário: 14h as 16h
Escola Marinete de Souza Lira
Oficina: Fotografia na Comunidade
- Dias: terças e quintas
- Horário: 09h as 11h e 14h as 16h
Escola Antônio José Peixoto Miguel
Oficina: Grafite
- Dias: quartas e sextas
- Horário: 09h as 11h e 15h as 17h
Escola D. João Batista da Motta e Albuquerque
Oficina: Radiólogo
- Dias: terças e quintas
- Horário: 11h as 13h
Escola Jacaraípe
Oficina: Arte de Rua
- Dias: terças e quintas
- Horário: 07h30 as 09h30 e 13h30 as 15h30
Escola Prof. João Antunes das Dores
Oficina: Laboratório do Corpo
- Dias: quartas e sextas
- Horário: 09h as 11h
FOTO: Assessoria de comunicação / Sedu
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)