A Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) publicou na edição do Diário Oficial do Estado, do último dia 19, o edital nº 001/2014, que formaliza a chamada criativa para o recebimento de ideias de interesse público voltadas ao Estado do Espírito Santo, por meio do portal colaborativo “esmais.vc”.
As sugestões podem ser encaminhadas por qualquer cidadão e devem ser relacionadas a uma das nove categorias descritas no portal: Cidadania e Direitos Humanos, Cultura e Arte, Inovação, Educação, Gestão e Transparência, Saúde e Bem-Estar, Mobilidade, Espaços Públicos e Sustentabilidade.
Após o período de cadastramento, as ideias serão pré-selecionadas por uma banca de especialistas e, por conseguinte, submetidas a estudos de viabilidade. As aprovadas serão divulgadas na página do ES+ e colocadas à votação popular. As ideias que receberem maior número de votos, por categoria, terão a garantia de implementação dos seus projetos em formato de protótipos.
Além disso, os servidores públicos estaduais ou municipais de todos os Poderes, que tiverem suas ideias entre as mais votadas pela população, e que manifestarem interesse em participar do processo de incubação, poderão ingressar na ES+Criativo por um período de três a seis meses.
O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Pablo Rodnitzky, explica o objetivo da iniciativa: “Se a criatividade é um recurso gratuito e ilimitado, por que não incentivarmos os cidadãos a exercitá-la? Se todos nós podemos sugerir ideias criativas que visam à melhoria do serviço público, por que não fomentar essa cultura? Seguindo essa premissa, desenvolvemos e lançamos a ES+Criativo e, agora, estamos realizando a chamada”.
ES+CRIATIVO - A ES+Criativo foi instituída pelo Decreto 3604-R, de 02/07/14, e tem o objetivo de valorizar projetos e empreendimentos públicos e sociais criativos capazes de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população capixaba.
“A Incubadora Pública é um espaço de criação, qualificação e apoio aos novos talentos e ao desenvolvimento da Economia Criativa como indutor do desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado”, destaca Rodnitzky.
Dentre os serviços oferecidos pela Incubadora ES+Criativo estão: consultoria e orientação para planejamento estratégico, gestão de planos de negócios e plano de marketing; assessoria jurídica e de imprensa; rede de negócios entre empreendedores culturais, clientes e parceiros; espaço físico e serviços de infraestrutura para uso compartilhado entre os projetos; apoio para a implementação do projeto e acompanhamento de todos as etapas.
FOTO: Divulgação
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)