Utilizar a tecnologia para noticiar fatos que ocorrem no ambiente escolar e na comunidade. Essa é a função do “Estamos de Olho”, atividade que faz parte do cotidiano de estudantes do ensino médio da Escola Estadual Mário Gurgel, em Vila Velha. A ação, que propõe conhecimento em mídias digitais e Língua Portuguesa, será desenvolvida até o final do ano letivo, em parceria com a Rede de Educação Cidadã.
Formado por 20 alunos, o grupo tem como proposta noticiar os assuntos pertinentes à unidade de ensino e à comunidade do bairro Jabaeté. Para isso, eles usam filmadoras, câmeras fotográficas e aplicam técnicas diferenciadas como entrevistas e questionários.
Na atividade, os estudantes destacam que a unidade de ensino é palco frequente de eventos culturais, tais como apresentações de teatro, dança e música, além de feiras científicas. Já a comunidade de Jabaeté realiza pequenas ações voltadas para os moradores como festas religiosas, reuniões no centro comunitário, entre outras.
Mas as dificuldades encontradas no bairro, situado numa região de vulnerabilidade social, não passam despercebidas aos olhos dos estudantes repórteres.
“É importante que os estudantes estejam atentos ao que também acontece na comunidade, pois ter consciência da realidade no meio em que se vive é uma forma de contribuir para a busca de melhoria do local”, salientou a professora.
Outra vantagem, segundo Eloá, é que o projeto também é uma maneira de incentivar mais a participação dos alunos no grêmio estudantil da escola.
“O grêmio é uma das primeiras oportunidades que os jovens têm de participar da sociedade. Com o grêmio, os alunos têm voz na administração da escola, apresentando suas ideias e opiniões a favor da evolução do ambiente educacional”, frisou a professora.
OFICINA - Antes de iniciarem o projeto “Estamos de Olho”, os estudantes participaram da oficina de “stop motion” intitulada “VEM - Vídeo Experimental Móbile”. A atividade, também feita em parceria com a Rede de Educação Cidadã, teve como finalidade trabalhar a linguagem audiovisual dentro e fora do ambiente escolar.
O “stop motion” é uma técnica de animação fotograma a fotograma (ou quadro a quadro), usando como recurso uma máquina de filmar, uma máquina fotográfica ou um computador.
A oficina aconteceu em cinco encontros de quatro horas aulas cada, em que os estudantes aprenderam técnicas que envolveram plano de filmagens, produção de roteiro, edição, tipos de linguagens, entre outros detalhes.
“Despertamos o interesse dos estudantes pelas diferentes mídias disponíveis nas escolas, proporcionando discussões a respeito dos meios audiovisuais (fotografia, rádio, som, cinema, televisão, vídeo, Internet e multimídia) e suas relações com os campos da educação, do conhecimento e da linguagem”, finalizou a professora.
FOTO: Assessoria de Comunicação / Sedu
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)