Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Ventino da Costa Brandão, localizada em Cariacica, realizaram uma visita à exposição “Di Cavalcanti De Flores e Amores”, que está em cartaz até o dia 20 de julho no Palácio Anchieta, em Vitória.
Segundo o diretor Thiago Ribeiro, a aula de Artes ficou mais dinâmica com a visita. “Foi tudo muito proveitoso. Obras bem interessantes e uma arte maravilhosa que serviu para complementar e facilitar o aprendizado dos conteúdos ensinados em sala de aula”, destaca.
Na ocasião, os estudantes também conheceram o interior do Palácio Anchieta. “Os alunos da EJA trabalham a semana toda e geralmente não têm tempo suficiente para o lazer. A visita foi uma novidade para eles”, conta o diretor Thiago Ribeiro. O itinerário educativo contou com o acompanhamento e a participação da professora de Artes, Regina Célia Benincá.
A EXPOSIÇÃO - Está em cartaz, até o dia 20 de julho, no Palácio Anchieta, a exposição “Di Cavalcanti De Flores e Amores”, que conta com 20 obras do artista carioca. A entrada é gratuita.
A mostra que chega ao Estado só foi apresentada ao público uma vez, no centenário de nascimento do artista, em 1997. As peças fazem parte do acervo de diversos colecionadores e museus, como Roberto Marinho, Sérgio Fadel e Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Com curadoria de Denise Mattar, uma das maiores especialistas do país na obra de Di Cavalcanti, e consultoria da filha do artista, Elisabeth Di Cavalcanti, a mostra segue até o dia 20 de julho, no Salão Afonso Brás do Palácio Anchieta.
O Governo do Espírito Santo, por meio das secretarias de Cultura e de Educação, em parceria com o Instituto Sincades, é o patrocinador da exposição, que também mostra aos visitantes vídeos, fotos e documentos que retratam a vida do pintor.
SOBRE O ARTISTA - Di Cavalcanti nasceu no dia 6 de setembro de 1897, no Rio de Janeiro. Era filho de Rosália e Frederico Augusto de Albuquerque Mello, ambos descendentes dos Cavalcanti do Estado da Paraíba. Desde cedo adotou o nome artístico, sonoro e eficiente, quase uma logomarca, originário do apelido Didi.
Também adaptou seu nome de família para Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Mello, que aparece registrado em quase todas as suas referências biográficas. Di Cavalcanti é um dos mais importantes e conhecidos artistas modernistas do Brasil.
Desenhista, caricaturista, jornalista e pintor, Di Cavalcanti dizia que pintava o que via, mas o que pintava era filtrado e reordenado por sua imaginação. Ele captava a essência das flores à sua personalidade, por meio de suas obras.
FOTO: Assessoria de Comunicação / Sedu
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)