_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Cultura: 4° Festival de Música Erudita começa neste sábado

03/11/2016


Entre os dias de 05 a 27 de novembro de 2016, Vitória receberá a quarta edição do Festival de Música Erudita de Espírito Santo, um dos maiores eventos do gênero no país. A realização é da Cia de Ópera do Espírito Santo (Coes), com a direção geral de Tarcísio Santório, direção artística da cantora lírica Natércia Lopes e consultoria musical do pianista Fábio Bezuti. Entrada franca.

O festival que este ano ganha o subtítulo ”Homenagem ao Maestro: Helder Trefzger”, conta com programação que vai passar pelos palcos do Teatro Carlos Gomes e o Teatro SESC Glória, no Centro de Vitória. Onde ao todo, serão apresentados nove concertos e um ópera, totalizando 10 espetáculos e 11 apresentações. O evento é uma realização da Coes em parceria com o Ministério da cultura, secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Banestes.

Criado com o objetivo de facilitar o acesso à música erudita, o evento busca também ampliar o mercado de trabalho para os mais diversos artistas e profissionais do setor, seja nas áreas de canto e instrumental ou na área cênica.

O festival terá integrado a diversas atividades simultâneas nos dias de programação: Projeto Acadêmico - 2° VOE Vitória Ópera Estúdio; Projeto Sociocultural – Vale Música; Oficinas de canto e correpetição pianística; debates e encontros com pesquisadores, críticos brasileiros de óperas e concertos, realizadores, e o público, além da 3ª edição da Exposição de Artes Visuais com a temática operística.

De acordo com o diretor geral do festival, Tarcísio Santório, o evento é um exemplo que além de proporcionar entretenimento mostra como a plateia que admira música erudita é uma realidade. “o público capixaba interessado em música erudita se multiplica a cada apresentação no Estado. A tendência é de que a formação e o crescimento dessa plateia se fortaleçam ainda mais com a realização de Festivais deste porte” enfatiza Tarcísio.

Homenagem

Na edição deste ano o regente titular da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses), Helder Trefzger, será homenageado. Atual diretor artístico e maestro titular da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo, o maestro estudou em algumas das principais universidades brasileiras, como a UFRJ, a UFMG e a UnB e obteve aulas complementares com professores de renomadas instituições de ensino musical, como o Conservatório de Moscou, a Manhattan School of Music, e a Arts Academy - Istituzione Sinfonica di Roma.

É Mestre em Música (Regência - Práticas Interpretativas) e Bacharel em Música - Regência. Teve como principais professores o maestro e compositor Cláudio Santoro, além dos maestros David Machado (de quem foi assistente) e Roberto Duarte. Já dirigiu, como maestro convidado, algumas das principais orquestras brasileiras, além de orquestras de países do exterior como Itália, Portugal, Polônia, Montenegro, México, Chile, Bolívia, Paraguai e Bulgária.

 

FOTO: Divulgação

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)