_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Escola Viva: estímulo à leitura e matemática fazem parte da rotina dos estudantes

21/10/2016


Valorizar e incentivar a leitura de obras de autores regionais. Foi com esse objetivo que o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Francisco Coelho Ávila Júnior (Escola Viva), de Cachoeiro de Itapemirim, desenvolveu um projeto de leitura com as turmas do 6º ano do Ensino Fundamental.

Idealizado pela professora de Língua Portuguesa, Adriana Silva de Oliveira, o projeto promoveu a leitura do livro “No Tempo da Onça”, de autoria da escritora Cachoeirense Maria Elvira Tavares Costa, e também um bate-papo com a autora.

“Eles pensam que os autores dos livros são pessoas de difícil acesso, contudo a escritora Maria Elvira não é, por isso, ficaram bastante entusiasmados em conversar com ela”, contou Adriana, que lembra a importância do protagonismo dos alunos em meio aos projetos, um dos diferenciais da Escola Viva.

Além da disciplina de Língua Portuguesa, outras disciplinas como Arte, Inglês, Educação Física e História também fizeram parte do projeto, a partir das atividades realizadas em sala de aula, como esculturas em argila com base no livro, estudo do vocabulário utilizado, cantigas de roda e confecção de maquetes contextualizando a cultura da região.

Um dos projetos na Escola Viva – “Livres Livros”, que foi desenvolvido pela autora – foi apadrinhado pelas estudantes Geovana Viana, Fernanda Santana e Milene Alves. O objetivo foi a doação e trocas de livros nas praças da cidade.

“Neste período do desenvolvimento do projeto, os estudantes já aprenderam que ler é um instrumento chave para o crescimento social”, disse a professora, que também destacou a busca por conhecimento da parte dos alunos.

Além do bate-papo com a escritora e as diversas atividades realizadas com base no livro, ao fim do projeto em novembro, os estudantes irão visitar o local onde se passa o enredo, no distrito de São Vicente, em Cachoeiro de Itapemirim. “Eles poderão vivenciar tudo o que foi descrito no livro, como a casa, os personagens”, concluiu a idealizadora.

Matemática Interativa

Estimulando a interatividade e o aprendizado dos alunos na disciplina de Matemática, os professores do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Daniel Comboni (Escola Viva), de Ecoporanga, desenvolveram métodos diferentes para ensinar o conteúdo na sala de aula.

Para a aplicação do conteúdo de polinômios, a professora de Matemática, Glaucia Amorim, utilizou maneiras práticas, a partir de jogos como dados e também a montagem de tapetes, aumentando a participação dos estudantes nas aulas da disciplina. “Utilizando esse método, os alunos demonstraram um interesse bem maior pela matéria”, destacou a professora.

Na disciplina eletiva Matemática Go, os professores Marciano Vieira e Renato Pereira, produziram – a partir do uso da tecnologia – pesquisas e jogos matemáticos com os estudantes, a fim de tornar a matéria mais interessante e prazerosa, aos olhos dos alunos.

 

FOTO: Divulgação / Sedu

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)