_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Ginástica Laboral faz a diferença na rotina dos servidores da Sefaz

21/09/2016


A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) promove, desde maio deste ano, aulas de alongamento funcional para seus servidores. A atividade faz parte do programa Qualidade de Vida do órgão.

As aulas são dadas pela instrutora Joyce da Silva em todos os andares do prédio. Os exercícios duram de três a cinco minutos, com movimentos que melhoram a circulação e a elasticidade do corpo, como girar braços e ombros, encostar as mãos no chão e relaxar a musculatura cervical. Durante o alongamento, a instrutora explica cada movimento, dando dicas de respiração para serem aplicadas no dia a dia.

Valquimar Raasch, auditor fiscal da Sefaz, caminha durante a semana, joga vôlei de praia aos sábados, mas não dispensa a ginástica laboral. “Participo quase sempre, acho que integra os colegas do andar e beneficia a respiração, além do alongamento, que nos ajuda no resto do dia de trabalho”, disse o servidor, que ressalta ainda o desejo de ter as aulas mais vezes na semana.

A auxiliar de informática Jully Rodrigues compartilha do mesmo desejo de Valquimar: que as aulas aconteçam pelo menos duas vezes por semana nos andares. A jovem diz que, por não ter muito tempo para realizar exercícios físicos, a ação no ambiente de trabalho faz toda a diferença. “Eu participo desde o início, acho que faz muito bem e deixa a gente mais disposta para o resto do dia”, disse.

A aceitação por parte dos servidores foi muito positiva, em todos os andares. É um momento descontraído, relaxante e que beneficia tanto no quesito físico quanto no psicológico, exercitando o corpo e a mente.

A instrutora Joyce da Silva ressalta que a prática previne doenças ocupacionais como dores nas costas, lesões no pulso, no joelho e na lombar. Além disso, reduz o sedentarismo, promove o relaxamento de tensões e aumenta a flexibilidade, gerando qualidade de vida e melhor desempenho nos trabalhos executados.

 

FOTO: Divulgação / Sefaz

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)