Segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Brasil, o crescimento da rede pública estadual do Espírito Santo é o maior registrado desde que o indicador foi criado, em 2005. Com uma expansão de 0,3 pontos (ou cerca de 9% com relação a 2013), o Ensino Médio da rede estadual, que representa 293 escolas e mais de 107 mil estudantes do Estado, atingiu 3,7 pontos em 2015, subindo da décima primeira para quarta posição no país. Os dados foram divulgados na última quinta-feira (08), pelo Ministério da Educação (MEC).
O secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, atribui o crescimento às diversas ações que estão sendo implantadas no Estado. “O Ensino Médio é a nossa prioridade. Programas como Escola Viva e Jovem de Futuro estão fazendo a diferença nas escolas e para os estudantes. Já começamos a ver resultados com apenas um ano de implantação e desenvolvimento. Para nós, o Ideb reafirma que estamos no caminho certo. Somos o segundo estado que mais cresceu: saímos de 3,4 em 2013 para 3,7 em 2015”.
“Desde que foi criado o Ideb, o Espírito Santo tem feito um zig-zag de um ano para o outro. Um ano a gente piora a nota e melhora o desempenho, no outro melhora nota e piora o desempenho. Pela primeira vez, conseguimos positivamente andar para frente com as duas variáveis. De 2013 para 2015, a nota aumentou de 4,29 para 4,55 e o rendimento aumentou de 0,79 para 0,80. Por isso para nós esse resultado é muito significativo”, destacou o secretário.
De acordo com resultado do Ideb, o Espírito Santo tem a segunda melhor nota em termos de desempenho acadêmico dos estudantes. A maior nota é 4,59 que é do Mato Grosso do Sul e a segunda é a do Espírito Santo com 4,55. Esse resultado é referente à Prova Brasil.
Com essa melhoria de desempenho, o Espírito Santo passou da décima primeira posição para quarta posição no ranking nacional.
O Espírito Santo, também pela primeira vez, cresceu tanto em termos de indicador de rendimento (aprovação) quanto em termos de desempenho dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O Ideb também mostrou bons resultados do Espírito Santo no índice de abandono. Em 2005, 20% dos estudantes abandonavam a escola. Já em 2015, conseguimos alcançar 5,7%, o que mostra que os jovens do Ensino Médio tem abandonado cada vez menos a escola. Em relação ao índice de reprovação houve uma queda quando comparado ao ano de 2014, de 18,79 para 17,8. Já a o índice de aprovação aumentou para 76,5.
Para o secretário, uma das atribuições do bom resultado se dá pela mobilização da rede estadual. “O bom desempenho dos alunos, em primeiro lugar, se deve aos professores, pois são eles que, todos os dias, estão com os estudantes dando aula, prova, trabalho e observando o seu desempenho, o que é fundamental. Mas também atribuo aos nossos diretores que conduzem as equipes para buscar um bom resultado”.
O desempenho do Ensino Médio do Espírito Santo no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) apresentou evolução nas médias de Língua Portuguesa e Matemática. O Estado alcançou a primeira posição em Matemática e a terceira em Língua Portuguesa.
No Ensino Fundamental (anos iniciais - 1º ao 5º ano) o crescimento foi de 0,2 pontos alcançando 5,5 pontos e no Ensino Fundamental (anos finais - 6º a 9º ano) o resultado se manteve com 4,0 pontos.
“Para o Ensino Fundamental, também estamos desenvolvendo programas e projetos voltados para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes e trabalhando para estimular a participação das famílias no dia a dia do estudante. São ações que vão refletir na melhoria da aprendizagem dos estudantes e também na redução da evasão e da reprovação”, afirmou Haroldo.
Ideb
É um indicador geral da educação nas redes privada e pública, uma espécie de nota. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho no Saeb/Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio. O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021, quando a expectativa para os anos iniciais da rede estadual é de uma nota 6,0.
Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o estudante aprenda, não repita o ano e frequente as aulas.
FOTO: Fred Loureiro / Secom-ES
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