_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Alunos da rede estadual vencem etapa da Olimpíada de Robótica

09/09/2016


Os alunos Paulo Vitor Santos, da Escola Estadual Jesus Cristo Rei, e Ronnald Gonçalves dos Santos, da Escola Estadual Ewerton Montenegro, alcançaram o 1º lugar na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

O professor do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), Aloisio Rabello, contou que os alunos realizaram testes com um robô, que deveria executar ações prescritas nas regras, como subir rampas, contornar objetos e salvar uma vítima, que foi representada por uma bola.

A competição foi dividida em três rounds, sendo que em cada um era necessário programar o robô para o desenvolvimento das ações. Porém, o ambiente era alterado em cada fase, devendo mudar, também, a programação estabelecida anteriormente.

“Foi difícil, pois a roda do nosso robô saiu no 1º round e perdemos alguns pontos. Tivemos que programar tudo perfeitamente nas outras fases para conseguir a primeira colocação”, contou Paulo Vitor, da equipe Moqueca, que executou a melhor programação, atingindo 350 pontos.

Segundo Aloisio, a próxima etapa será nacional e terá um grau de dificuldade maior. “Os alunos já estão estudando as novas regras, para que a equipe obtenha sucesso no seu desempenho novamente”, disse.

A XIII Competição Brasileira de Robótica (CBR) acontecerá na cidade de Recife, em Pernambuco, de 8 a 12 de outubro, e será composta por dois eventos: Concurso de Robótica IEEE Latin American e RoboCup Brasil.

OBR

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma competição que tem como objetivo estimular os jovens no campo científico-tecnológico, descobrir novos talentos da área e promover debates sobre o aprendizado. A olimpíada é composta por duas modalidades: prática e teórica, a fim de atender o maior número de alunos possível. É destinado aos alunos de escolas públicas, privadas, do Ensino Fundamental, Médio ou Técnico.

 

FOTO: Divulgação / Sedu

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)