_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Conscientização sobre doação de órgãos marca mês de setembro

02/09/2016


Ações de conscientização sobre a importância da doação de órgãos vão marcar o mês de setembro, período em que se comemora o Setembro Verde, instituído pela Lei nº 10.374/2015 com objetivo de estimular e intensificar o debate sobre o tema. Para dar início a programação, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realiza, hoje, uma solenidade de abertura do “Setembro Verde”. A campanha é alusiva ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado no dia 27 de setembro.

Durante o mês, a Central de Notificação, Captação e Doação de Órgãos da Sesa (CNCDO) vai participar de eventos ministrando oficinas e palestras para profissionais da saúde, realizará panfletagem nas secretarias municipais de saúde da Região Metropolitana e dará apoio às ações internas promovidas pelas Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT). A Central está participando do 6º Congresso do Setor IV do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, que teve início ontem e segue até sábado (03) com uma oficina sobre Doação de Órgãos e Transplantes e um estande.

Espaços públicos também serão iluminados na cor verde em referência à data comemorativa. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, lançará também uma campanha de mídia para sensibilizar as famílias sobre a importância da doação.

Doação

Segundo dados da CNCDO, há – atualmente – 991 pessoas na fila à espera de um órgão no Estado. Por isso, de acordo com a coordenadora da Central, Raquel Matiello, as ações neste mês são importantes para esclarecer a população sobre a doação, um ato que pode salvar vidas.

Além disso, a campanha tem o objetivo de inserir o diálogo sobre o tema nas discussões em família, pois é somente ela que pode autorizar a doação dos órgãos de seu parente. A recusa familiar para doação de órgãos aumentou 25% de janeiro a julho deste ano, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

“A negativa familiar ainda é uma realidade a ser enfrentada para efetivação da doação no Estado. Por isso, é importante inserir o tema nas discussões em família, para que o assunto seja conversado abertamente entre as pessoas e que seja manifestado aos familiares o desejo de ser um doador. A doação é um gesto que pode beneficiar várias vidas”, reforçou a coordenadora da CNCDO, Raquel Matiello.

Confira a programação

:: Hoje: Abertura da campanha “Setembro Verde”, às 9 horas, na sede da Sesa, Enseada do Suá, com conscientização sobre o tema;

:: 05/09: Ação de sensibilização para servidores e população na Secretaria Municipal de Saúde de Vitória, das 9h às 11h;

:: 06/09: Ação de sensibilização para servidores e população na Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica, das 13h às 16h;

:: 12/09: Ação de sensibilização para servidores e população na Secretaria Municipal de Saúde de Serra, das 14h às 16h;

:: 13/09: Ação de sensibilização para servidores e população na Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha, das 14h às 16h;

:: 25/09: Participação na caminhada realizada pelo Hospital Evangélico de Vila Velha;

:: 27/09: Homenagem às famílias de doadores de órgãos, no auditório do HPM, das 14h às 16h.

:: 29/09: Participação no 2º Simpósio de Captação e Doação de Órgãos para Transplante do Hospital Estadual de Urgência e Emergência com palestra sobre “Sistema Nacional de Transplante e CNCDO”.

 

FOTO: Divulgação / Sesa

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)