_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Grupos capixabas participam de encontro nacional de cultura

29/05/2014


Dois grupos culturais capixabas representaram o Estado na TEIA Nacional da Diversidade 2014, evento realizado durante a última semana em Natal (RN). O encontro contou com mostras artísticas, shows, seminários, palestras, minicursos, e debates, com a participação de sete mil pessoas e de Pontos de Cultura de todo o País.

A participação do Espírito Santo no evento ficou por conta do Grupo de Teatro Gota, Pó e Poeira, de Guaçuí, que apresentou o espetáculo “Bumba Meu Boi”, e do Grupo de Dança Pomerana Fritzdanz, de Santa Maria de Jetibá.

Foram seis dias de programação intensa e variada, e um público de cerca de sete mil pessoas. A TEIA 2014 se encerrou no último sábado (24) marcando, após quatro anos sem um evento nacional, o encontro de Pontos de Cultura de todo o País. Segundo o Ministério da Cultura (MinC), foram 2,5 mil pontos credenciados e cerca de três mil participantes nos fóruns temáticos. 

Estiveram presentes no Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, que ocorreu nos dois primeiros dias de evento, 715 delegados (representantes temáticos) de diversas regiões do Brasil, incluindo a delegação do Espírito Santo, que participou da Feira de Economia Solidária e a Mostra Artística. O evento foi realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O balanço da TEIA Nacional 2014 teve um saldo positivo. Com o anúncio de R$ 9 milhões em editais — para grupos ciganos, de cultura afro e de expressões culturais urbanas e rurais —, a partir da próxima semana, a edição do TEIA contou com a assinatura de decreto, que facilita e regulamenta os convênios entre União, estados e municípios com organizações da sociedade civil.
 
MOSTRA ARTÍSTICA - Grupos de matriz africana, povos indígenas, quilombolas e imigrantes apresentaram uma programação de shows e apresentações multiculturais, mostrada através de orquestra de berimbaus, orquestra jovem de música erudita, tambores de Tocantins, tambores de Alagoas, batuque da Amazônia, grupo de xaxados, grupos de congados, moçambiques, cacuriá, boi do maranhão, folia de reis, maracatus, blocos afros, blocos carnavalescos, afoxés, jongo, carimbó, fandangos, hip-hop, tambor de criola e música pantaneira.

Com a proposta para a diversão e entretenimento, a Mostra Artística criou um painel da diversidade cultural brasileira, articulada em um mesmo encontro. A abordagem multicultural permitiu atender a todos os públicos, e também revelar grandes descobertas.

 

FOTO: Erika Piskac

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)