Planejar estratégias para atender aos alunos, interagir com a família, visitar as residências de estudantes e estabelecer parcerias com as redes de serviços básicos da comunidade são alguns objetivos do “Projeto Coordenadores de Pais”, que este ano irá receber um investimento superior a R$ 2,3 milhões.
O Projeto Coordenadores de Pais é inédito e inovador dentro do sistema educacional capixaba. Foi iniciado há dois anos, em 15 escolas da rede estadual de ensino, nas regiões de grande vulnerabilidade social nos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana. Estas regiões nas quais as escolas estão inseridas foram mapeadas pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida e definidas como prioritárias.
A ação tem cumprido o propósito inicial de estabelecer vínculo das famílias com a escola, criando nelas a consciência da necessidade de acompanhamento do processo de educação dos seus filhos.
Por fazer parte da comunidade onde a escola está inserida, os coordenadores encontraram facilidade em se comunicar com a população alvo e mais fácil acesso às suas residências. Apesar de um tempo curto de funcionamento do projeto, o coordenador tornou-se a primeira pessoa referência, aquele que os pais procuram quando vão à escola.
Os resultados das ações educativas desenvolvidas nas escolas pelos coordenadores de pais em 2013 foram: a melhora da frequência escolar de 3.170 estudantes; maior desempenho estudantil de 2.315 alunos e melhora do comportamento de 2.535 estudantes. O projeto beneficiou mais de 10.375 mil alunos.
Também foram realizadas 5.801 visitas a casas de alunos, nas quais os coordenadores passaram orientações educativas e preventivas sobre temáticas que estão próximas à realidade dos estudantes, como gravidez na adolescência, violência, drogas, encaminhamentos às redes de prestação de serviços sociais básico, entre outros.
A ação, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), é feita em parceria com a Fundação Itaú Social, conta com o apoio da Fucape, Movimento Espírito Santo em Ação (ES em Ação), Instituto Sincades, e é inspirada na Reforma Educacional de Nova Iorque (EUA).
Recentemente inserida no projeto, a coordenadora Hellen Dayse Alves da Silva conta quais são as expectativas. “Espero de fato conseguir contribuir para o bom desempenho escolar dos estudantes. Também será uma ótima oportunidade para eu adquirir experiência profissional e vivenciar na prática os desafios impostos pela rotina da escola”, destacou Hellen, estudante de Pedagogia e que atua na Escola Major Pedro Alfredo Rabaioli, em Vitória.
Já a coordenadora Marlene da Silva Rocha, da Escola Estadual Arlindo Ferreira Lopes, na Serra, é uma das pioneiras da ação em 2012. Marlene revela que este ano irá trabalhar com dois projetos, sendo um direcionado para as crianças e outro para a comunidade.
“Este ano pretendo intensificar o reforço escolar para as crianças e incentivar os adultos que estão sem estudar a retornar para as salas de aula, fazendo com que eles adquiram conhecimentos, tornando-os capazes de acompanhar a vida estudantil dos filhos”, salientou.
POLO RESIDÊNCIA - Os Coordenadores de Pais recém-inseridos no Projeto passam por um estágio, feito na escola, onde um coordenador veterano exerce a função. Com essa orientação, os novatos aprendem sobre a organização das atividades a serem realizadas na unidade de ensino: atendimento, planejamento, registro de dados, agendamento de visitas, dentre outras ações que envolvem a função Coordenador de Pais. O Polo Residência tem a carga horária total de 16 horas, divididas em dois dias.
“Esse momento de orientação supervisionada fornece todas as informações básicas para que os futuros coordenadores de pais possam desempenhar um trabalho com segurança e qualidade, diante das diferentes situações que podem surgir no cotidiano escolar”, destacou Deuza Maria Fiorio de Jesus Macedo, responsável pelo projeto na Sedu.
FORMAÇÕES - O “Projeto Coordenadores de Pais” também oferece formações continuadas aos participantes, que visam a aprimorar ainda mais o trabalho promovido dentro e fora da escola.
Na primeira quinzena de maio, aconteceu a Formação Centralizada dos Coordenadores de Pais, com o Tema Evasão Escolar. “Escolhemos essa temática porque é o escopo do projeto. Garantir que todos os alunos estejam mais frequentes é o nosso principal objetivo”, finalizou Deuza Maria Fiorio.
A formação envolveu os 33 coordenadores de pais, incluindo os servidores das Superintendências Regionais de Educação (SRE) de Vila Velha, Carapina e Cariacica.
OUTRAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO - Além do Coordenadores de Pais, os aglomerados do Programa Estado Presente contam com outras ações como o Programa Jovens Urbanos (PJU), cujo propósito é expandir o repertório sociocultural de jovens com idades entre 15 a 20 anos expostos a múltiplos fatores de risco, de modo a qualificar as perspectivas de acesso a tecnologias urbanas e a oportunidades de trabalho e transformação social.
Cerca de 1.000 jovens de 14 escolas da rede estadual de ensino, situadas em oito bairros do município da Serra, uma das áreas contempladas pelo Programa Estado Presente, foram beneficiados com as atividades socioeducacionais oferecidas pelo PJU em 2012 e 2013, cujo investimento foi da ordem de R$ 2 milhões. Para este ano, estão previstos quase R$ 650 mil em recursos para o projeto.
A ação do Governo do Estado é feita em parceria com a Fundação Itaú Social, coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
As oficinas trabalhadas nos aglomerados de Jacaraípe, Planalto Serrano, Feu Rosa e Carapina envolveram stencil, música, grafite, surfe, slackline, linguagens da arte, fotografia, cinema, televisão e vídeo, rádio, dentre outras modalidades de aprendizado.
“Os alunos mostraram participação ativa nas atividades propostas, fato que colaborou para a obtenção de resultados bastante satisfatórios. Vamos trabalhar de maneira intensa para que o sucesso também se repita dentro de nossas escolas em 2014”, destacou a coordenadora de ações do PJU na Sedu, Juliana Zannella Gorian.
Em Terra Vermelha, Vila Velha, e São Pedro, Vitória, dois dos aglomerados do Programa Estado Presente, os estudantes da rede estadual foram contemplados com o projeto “Up with English”, uma ação visando aprofundar os conhecimentos em Língua Inglesa, semelhante ao ofertado aos alunos da rede pública nos Centros Estaduais de Idiomas (CEIs) da Grande Vitória, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina.
Entre os alunos do projeto, dois participaram do processo seletivo do intercâmbio da Sedu e foram contemplados pelo Governo com bolsas de estudos no exterior – Canadá e Estados Unidos – onde puderam aprimorar seu desempenho na língua estrangeira, além de obter uma nova experiência cultural.
OBRAS - Além de projetos e programas, o Governo do Estado também investe na infraestrutura escolar de unidades localizadas em áreas de vulnerabilidade social. Entre obras de reforma, construção, reconstrução e manutenção, são 33 escolas situadas em 13 municípios para as quais estão sendo destinados quase R$ 58 milhões.
Entre outras intervenções, está sendo construída a Escola Planalto Serrano, na Serra, com recursos da ordem de R$ 8,4 milhões. Em Vila Velha, a Escola Benício Gonçalves passa por reforma e ampliação em investimento superior a R$ 3,5 milhões.
“Ter uma unidade de ensino qualificada em regiões de risco social é uma forma de incentivar os estudantes a frequentar e permanecer no ambiente escolar. Uma escola moderna e que faz uso de metodologias diferenciadas, além de ser mais atrativa, também favorece o processo de ensino-aprendizagem”, destacou a gerente de Rede Física Escolar da Sedu, Larisse Brunoro Grecco.
FOTO: Romero Mendonça / Secom-ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)