_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Governo entrega 12º Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes

17/08/2016


Capixabas que lutam pela justiça social, pelo respeito aos direitos humanos e pelo cuidado com o meio ambiente serão reconhecidos pelo Governo do Estado na 12ª edição do Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes. A solenidade ocorrerá nesta quinta-feira (18), às 16 horas, no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta.

Na ocasião, serão premiados: Centro de Valorização da Vida – CVV; Hermógenes Lima da Fonseca (in memoriam); Joaquim Beato (in memoriam); e o Projeto “Da tranca para rua” – Defensoria Pública Estadual.

O prêmio é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo e tem a finalidade de homenagear pessoas e instituições que trabalham comprometidas com as causas de caráter social e ambiental e que contribuem com a transformação da realidade capixaba, além de servir como estímulo para que outras pessoas também se dediquem às causas sociais.

O Prêmio

Criado pela lei estadual 7.844/04, o prêmio foi instituído em 2004 em homenagem a Dom Luís Gonzaga. A homenagem é para lembrar e manter viva a memória desse líder religioso, que marcou de forma definitiva toda uma geração de capixabas na luta pela reconstrução da democracia. A entrega do Prêmio acontece sempre na quinta-feira útil que precede o dia 24 de agosto, data em que Dom Luís estaria aniversariando.

Falecido em abril de 2003, o bispo trabalhou em defesa dos menos favorecidos, despertando a consciência para a justiça, a solidariedade e a redução das desigualdades sociais. Além disso, ele sempre destacou a figura da mulher na Igreja e na sociedade, confiando cargos de liderança e contribuindo para que a Igreja em Vitória assumisse a face de uma igreja que valoriza a mulher.

Dom Luís foi bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória, no período de 1966 a 1981. Também foi membro da Comissão Teológica e Litúrgica da CNBB, membro do Departamento de Leigos, membro da Comissão Nacional Ampliada das Comunidades Eclesiais de Base e bispo de Campina Grande.

 

FOTO: Divulgação

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)