Para quem está no Espírito Santo e quer aproveitar o próximo fim de semana com muito vinho, tradições dos imigrantes e boa gastronomia, Santa Teresa é parada certa. A cidade, que fica na Região Turística dos Imigrantes, recebe a XIX Festa da Uva e do Vinho, a partir desta sexta (05) a domingo (07).
O evento, que acontece no Parque de Exposições “Frei Estevão Corteletti”, promete reunir moradores e visitantes para reviver a cultura local. O objetivo da festa é mostrar como era a elaboração do vinho e do suco de uva na época em que os imigrantes italianos chegaram à região.
A comemoração faz parte da programação de inverno da cidade e contará com sete shows musicais e atrações que prometem agitar o município. Na sexta-feira (05), apresentam-se as bandas capixabas Macucos e Comichão. Além dos shows, haverá eleição da Rainha e das Princesas da Uva e do Vinho.
O sábado (06) começa cedo, com a Passarela e a Pisa da Uva, no Centro e na Praça Augusto Ruschi. À noite se apresentam a Banda O Quarto, Marcelo Ribeiro e a atração nacional Nando Reis e Os Infernais. O domingo (07) fica por conta da Banda Ferrari e Os Carreteiros.
A Festa da Uva e do Vinho de Santa Teresa é cercada de tradições, entre elas a “Pisa da Uva” que remete ao jeito artesanal da produção de sucos e vinhos de uva. A “Passarela da Uva” é outro momento marcante da festa, em que há exposição de vinhos e uvas nas ruas da cidade.
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) apoia a realização de eventos no Espírito Santo, incentivando o capixaba a conhecer e a valorizar a cultura local.
Descubra Santa Teresa
Além de curtir a XIX Festa da Uva e do Vinho, os turistas podem aproveitar e conhecer o primeiro município de colonização italiana do Estado. Santa Teresa, também conhecida como "A Doce Terra dos Colibris", conta com uma diversidade de atrativos, como o Vale do Canaã, que é um retrato histórico de sua colonização italiana.
A imigração também está refletida em suas tradições e festas, gastronomia e arquitetura. Vale a pena conhecer a Igreja Matriz de Santa Teresa e também a Casa Lambert, que funciona como um museu – contando a história da colonização italiana no município.
Para os apreciadores do contato mais próximo com a natureza, existem opções como as reservas Augusto Ruschi e Santa Lúcia, além do Museu de Biologia Mello Leitão. Os pássaros típicos da região e principalmente os herbários com mais de sete mil orquídeas, fazem do município um grande reduto de contemplação e preservação da natureza.
Para os fãs de aventura, uma opção é a rampa de voo livre, localizada a 9 km da sede da cidade, próximo a Igreja Nossa Senhora do Caravaggio, com 900 metros de altitude.
Outra opção de passeio por Santa Teresa é o Circuito Turístico Caravaggio. Ao longo dos 14 km da estrada do Caravaggio, encontram-se cerca de 20 empreendimentos turísticos como cantinas, restaurantes, sítios, parques e pousadas que oferecem tranquilidade e interação com a natureza.
XIX Festa da Uva e do Vinho de Santa Teresa
- Local: Parque de Exposições, Centro e Praça Augusto Ruschi
- Data: de sexta-feira (05) a domingo (07)
- Como chegar: saindo de Vitória, siga pela BR-101-Norte até o município de Fundão. Ali, siga pela ES 164, por 28 km de serra.
- Ingressos online: www.ticketmais.com.br
* * *
:: Programação
05/08 (sexta-feira)
20h30 – Eleição da Rainha e Princesas da Uva e do Vinho
22h – Banda Comichão
23h30 – Banda Macucos
06/08 (sábado)
09h30 – Passarela da Uva, com a Banda Brasitália
10h – Pisa da Uva
22h – Banda O Quarto
23h – Marcelo Ribeiro
0h30 – Nando Reis e Os Infernais
07/08 (domingo)
12h – Banda Ferrari
16h – Os Carreteiros
FOTO: Divulgação
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)