Quem gosta de música boa e o clima agradável das montanhas capixabas, vai poder contar com uma programação com mais de 100 atrações, oficinas e palco livre no 23º Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins, que acontece de sexta-feira (22) até o dia 31 de julho. A abertura do evento fica por conta da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses), às 21 horas, na Praça Dr. Arthur Gehardt, em Campinho.
A Orquestra, sob a regência do seu Maestro Titular Helder Trefzger, apresentará um repertório variado que incluirá obras de autores clássicos, peças de compositores brasileiros, além de temas de filmes e musicais.
Dentre as obras clássicas destacam-se a abertura da ópera Il Guarany, de Carlos Gomes, e a Marcha Eslava, de Tchaikovsky. Do repertório centro-americano, será tocado o Huapango, do mexicano Moncayo. Dentre os temas de filme, a trilha escolhida foi Piratas do Caribe.
O evento é gratuito e conta com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult); da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), entre outros.
Popular e o erudito
O programa que será tocado pela Oses inclui, ainda, uma seleção de temas de musicais, como Jesus Cristo Superstar, Evita e Cats e uma seleção de bossa nova, como Samba de uma nota só, Chega de saudade, Corcovado, Garota de Ipanema e Samba do Avião. Por fim, para concluir a apresentação, uma sequência de sambas clássicos, de autores como Noel Rosa, Ataulfo Alves, João Bosco, Paulinho da Viola e Adoniram Barbosa, especialmente arranjados para orquestra sinfônica.
De acordo com o Maestro Helder, a participação da Orquestra é uma ótima oportunidade de reunir um repertório diversificado para um grande público em um dos festivais mais tradicionais do país. "O repertório escolhido, além da música clássica, inclui clássicos do samba e da bossa nova. É muito gratificante apresentar sambas consagrados em uma roupagem sinfônica, que valoriza os timbres de cada instrumento, mantendo a riqueza ímpar da nossa música", enfatiza Helder.
Inscrições para oficinas terminam nesta quarta
As inscrições para as oficinas do festival terminam hoje. São 12 oficinas que acontecem entre segunda (25) e sexta-feira (29) em Campinho, Paraju e Melgaço. Os interessados em participar das aulas, devem preencher a inscrição gratuita disponível no site: www.festivaldomingosmartins.com ou comparecer à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, localizada no Centro Cultural (antigo Hotel Imperador), em Campinho.
Para esta edição, as 12 oficinas contarão com aproximadamente 350 alunos. Entre as aulas ministradas estão: Prática de Orquestra, Prática de Big Band, Prática de Choro, Prática de Coral (Sede), Violoncelo, Contrabaixo, Violino, Viola, Coral em Paraju e Melgaço, Concertina e Prática de Metais.
FOTO: Leonardo Duarte / Secom-ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)