O Comitê Eleitoral do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM), responsável pela organização da eleição dos Conselhos Administrativo e Fiscal da autarquia, está nos preparativos finais para iniciar o envio das cédulas de votação para os eleitores, servidores ativos e aposentados, que fazem parte dos Poderes Legislativo, Judiciário, bem como Ministério Público e Tribunal de Contas, que participarão do pleito de forma manual. A remessa das cartas à residência dos segurados já começou.
“A orientação é de que o segurado, ao receber a carta em sua residência, com a cédula, já proceda com a votação, efetuando a escolha de seus representantes por meio do preenchimento do documento. E que, em seguida, vá até agência dos Correios mais próxima para envio da cédula ao Instituto, que não terá custos para o remetente”, explicou o presidente da Comissão Eleitoral, Sérgio Renato da Silva.
De acordo com o edital eleitoral nº01/2016, somente serão consideradas válidas as cédulas que regressarem ao IPAJM até 10 de agosto, que é o último dia do certame, às 18h. Vale ressaltar que esse retorno da correspondência não terá custos para o eleitor.
“A partir das 18 horas do dia 10 de agosto, a Comissão Eleitoral já procederá com a abertura da apuração, de forma simultânea, tanto da votação digital quanto da manual, por correspondência. Por isso, reforço a importância do retorno das cédulas, devidamente assinaladas, até às 18h do dia 10”, destacou o presidente da Comissão Eleitoral.
Ainda segundo o presidente, os eleitores devem prestar atenção no momento de marcar os candidatos escolhidos na cédula de votação. “Atenção: o segurado deve votar em um único candidato para cada colegiado, ou seja, um voto deve ser num representante do Conselho Fiscal e outro num representante do Conselho Administrativo. Além disso, cuidado para não rasurar o documento”.
Votação online
O processo de votação será realizado de forma digital para todos os eleitores do Poder Executivo, nos dias 9 e 10 de agosto/2016. Eles vão votar por meio do Portal do Servidor, no endereço eletrônico sistemas.es.gov.br/seger/eservidor/Login utilizando o número funcional e a senha. O servidor deve, obrigatoriamente, votar em um membro para cada conselho ou em branco.
Para ampliar e facilitar o acesso desses eleitores à internet, durante os dias de eleição dos Conselhos, haverá computadores ligados à rede em escolas de diversos municípios do Estado.
Além disso, os segurados terão a opção de votar na Central de Atendimento (CAT) do Instituto, onde também haverá lugar destinado à votação.
Aposentado
Em caso de perda de senha, a orientação é de que o aposentado acesse a página sistemas.es.gov.br/seger/eservidor/Login, onde é possível gerar um novo código clicando no link Criar/Lembrar Senha, que está abaixo do campo “Nº Funcional”, conforme tela abaixo. A partir disso, basta aguardar a nova senha que será gerada e encaminhada para o e-mail cadastrado no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos do Estado (SIARHES).
Se ele não possui e-mail cadastrado nesse Sistema, ou alterou o endereço eletrônico, é necessário, então, solicitar a atualização de seu e-mail. Há duas maneiras: comparecendo pessoalmente na Central de Atendimento do Instituto, ou por meio do envio de formulário, devidamente preenchido, para o e-mail da subgerência de Cadastro e Tempo de Contribuição do Instituto (SCT), que ésct@ipajm.es.gov.br. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato pelo 0800-2836640.
Servidor ativo
Já no caso dos ativos, caso o servidor já tenha e-mail cadastrado no SIARHES, basta acessar o Portal do Servidor - www.servidor.es.gov.br - clicar em “criar/lembrar senha” e informar número funcional. A senha será encaminhada para o e-mail do servidor.
Se o servidor ativo não tiver e-mail cadastrado, deve solicitar a senha junto à Central de Atendimento ao Servidor (CAS), localizada provisoriamente no anexo ao auditório do Edifício Fábio Ruschi, Avenida Governador Bley, nº 236, Centro - Vitória.
FOTO: Divulgação / IPAJM
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)