O Museu do Colono, localizado no Sítio Histórico de Santa Leopoldina, vai ganhar reforma e ampliação e, por conta disso, fica fechado até dezembro. No local, será construído um anexo no quintal, há a previsão da construção de mais três banheiros e adequação do atual, reserva técnica para abrigar o acervo não exposto, espaço para oficinas ao ar livre e jardim para uso dos visitantes. Para apoio aos serviços do museu, será criado espaço de copa, almoxarifado e área de serviço.
Além destas melhorias, o Museu irá ganhar acessibilidade em seus dois pavimentos: no 2ª andar o acesso será por rampa, que se inicia na praça construída para a entrada pelo quintal. Já no 1º andar, a entrada será por meio de plataforma. No quintal será ampliada a horta comunitária montada, anteriormente, ao lado da escada.
Um jardim sensorial será criado para uma ação educativa e será realizado paisagismo com o intuito de preparar o espaço para receber a população. O acervo será higienizado e restaurado, e novas exposições serão montadas para a reabertura.
As atividades que o Museu já oferece para a população estão acontecendo no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Santa Leopoldina, na avenida Prefeito Hélio Rocha, 1.110, nos mesmos dias e horários. Confira:
:: Núcleo de Violão - quarta e quinta-feira, das 08 às 17h
:: Roda de Leitura - sexta-feira, às 9h e às 16h
:: Núcleo do Projeto Imigrantes - quarta a sexta-feira, das 09 às 17h.
FOTO: Divulgação / Secult
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)