_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Vestidos produzidos por detentas em exposição no Vitória Moda

07/07/2016


Peças produzidas por internas do Centro de Detenção Provisória Feminino de Viana (CDPFV) estão em exposição até esta quinta-feira no Salão Criativo do Vitória Moda, principal evento do setor no Espírito Santo. 
 
Os vestidos foram produzidos por seis mulheres que participam do projeto “Novas Marias”.  O destaque fica por conta de um modelo feito com pedaços de couro off-white. 
 
A coordenadora do projeto Novas Marias, a artesã Jacqueline Chiabai, contou que a peça foi feita usando resíduos de seu ateliê e a produção durou cerca de um mês. “Ele é um modelo de alta costura e, depois do evento, será comercializado em uma loja de noivas”.    
 
Outras peças confeccionadas pelas internas serão expostas no evento de moda, como bolsascolares, bancos, vestidos e blusas.
 
Essa não é a primeira vez que as internas que participam do Novas Marias expõem seu trabalho no Vitória Moda. O trabalho feito pelas detentas também marcou presença em eventos como Morar Mais por Menos, Casa Cor ES, Vogue Fashion´s Night Out, Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo (ArteSanto) e Craft Design (SP).
 
A gerente de Educação e Trabalho da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Regiane Kieper do Nascimento, explicou sobre a importância de um projeto realizado em uma unidade prisional conquistar um espaço em eventos importantes. “Isso traz visibilidade e mostra à sociedade um outro lado do sistema prisional e o valor produtivo das pessoas privadas de liberdade”. 
 
Novas Marias 
 
O projeto promove oficinas de artesanato para internas do sistema prisional em papel e couro e funciona desde 2008. As detentas produzem peças como almofadas, capas de bancos, carteiras, bolsas e cintos. 
 
As detentas que participam do projeto têm direito a remição da pena, conforme prevê a Lei de Execução Penal. A cada três dias trabalhados, um dia é abatido da pena. As internas também recebem pagamento pelas peças produzidas e vendidas.
 

FOTO: Divulgação / Sejus

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)