Vistoria de obras da UPA 24 horas, visita às instalações da fábrica Thermopor e inauguração de quadra construída na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Araçatiba. Esses foram os compromissos do governador Paulo Hartung no município de Viana, no final da tarde da última quarta-feira (29). Na oportunidade, o governador esteve acompanhado por lideranças municipais e populares.
Após as visitas, durante solenidade realizada em Aracatiba, o governador Paulo Hartung ressaltou que o país passa por uma crise financeira sem precedentes, porém destacou que os capixabas não devem desanimar com as adversidades e aconselhou a buscar por oportunidades. Hartung disse ainda que o Governo do Estado tem priorizado investimentos de baixo custo e alto impacto para população.
"Mais que a quadra e a estrada que estamos modernizando na região, nossa prioridade são investimentos em educação. Estamos olhando para o futuro, pois assim possibilitaremos aos nossos jovens o acesso ao conhecimento e, consequentemente, direito de igualdades e oportunidades", frisou Hartung.
Quadra esportiva
As aulas de educação física para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Araçatiba, em Viana, vão ficar ainda mais atrativas a partir de agora, com a inauguração da quadra esportiva.
A obra foi feita por meio de convênio entre a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e a Prefeitura de Viana, no valor de R$ 371.864,87. O prazo de execução da obra foi de 180 dias. A empresa responsável pela obra é a WF Engenharia. No local, a Prefeitura instalou uma academia da família e uma pista de caminhada.
“Essa obra será um complemento importante para os estudantes da Escola Araçatiba, pois é um espaço pedagógico. Precisamos de uma escola contemporânea, onde as crianças e os jovens encontrem todos os recursos que precisam para a aprendizagem. Sempre digo que a estrada para o futuro chama-se escola”, disse o governador.
Também participaram do evento a superintendente de Estado da Educação, Silvana Fernandes Cézar, e autoridades políticas do município de Viana.
Construção sustentável
A obra da Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24 horas - tem por característica o formato tipo ‘Steel Frame’, composta por perfis leves de aço e que não se utiliza tijolos. O principal material estrutural é o aço galvanizado, que é 100% reciclável. De acordo com o município, esse modelo de construção não desperdiça material, é mais rápido e seguro. Outras características desta estrutura encontra-se na qualidade acústica, aproveitamento do espaço interno, não proliferação de fungos, mofo ou bolor. Segundo a equipe da Secretaria de Obras da Prefeitura, toda a estrutura é montada nos moldes do projeto, ficando, assim, mais fácil e rápida sua execução.
A obra atualmente encontra-se na parte externa. Já foi feito o calçamento do estacionamento, a execução das caixas de esgoto e água e 80% da grama já foi instalada. A torre da caixa d’água está com sua estrutura pronta, e, nesta semana, terá início as instalações dos tubos hidrossanitário e gases medicinais.
No total são 1.350 metros quadrados de construção. A unidade vai possibilitar a descentralização do atendimento em unidades de saúde e deixará o serviço mais próximo dos moradores da zona rural. A unidade contará com três salas multifuncionais, consultórios ginecológico e odontológico, salas de vacinação, de reunião e de educação, entre outros espaços.
As UPAS funcionam 24 horas, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. As UPAS inovam ao oferecer estrutura simplificada com Raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.
Thermopor
A Thermopor Indústria e Comércio de Artefatos em Poliestireno Expansível Ltda é uma empresa voltada para a produção de soluções em EPS (Isopor®) para a construção civil e para outros diferentes segmentos de indústria. A fábrica da Thermopor está situada no município de Viana (ES), em uma região bem próxima às rodovias BR 101 e BR 262, o que facilita o processo logístico. O EPS (Isopor®) é um produto 100% reciclável, que pode ser reutilizado no processo produtivo gerando novos produtos, o que permite maior sustentabilidade às práticas produtivas.
FOTO: Leonardo Duarte / Secom-ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)