Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Liceu Muniz Freire, de Cachoeiro de Itapemirim, comemora 80 anos de fundação, em 2016. E para celebrar a data, um evento foi realizado, no último sábado (25), trazendo a memória da escola e um pouco da sua bela história.
Com a participação de ex-alunos e ex-professores, a Escola abriu as portas, às 9 horas da manhã, para um café da manhã com apresentações da banda Wilson Resende e da Orquestra Sinfônica Sul do Espírito Santo, além de mostras culturais e atividades esportivas.
A escola completa oito décadas de existência no dia 07 de setembro, mas as comemorações começaram este mês, junto com a festa da cidade. A diretora da unidade, Mônica Assis Borges de Melo, explicou que “foram antecipadas as comemorações pelo fato de grande parte dos ex-alunos visitarem Cachoeiro nesse período de junho e que, inclusive, visitam a escola”.
A Liceu Muniz Freire fez parte da vida de diversas gerações e continua fazendo história na vida dos estudantes. Segundo Mônica, “essa escola foi criada para dar oportunidade aos cachoeirenses que não podiam pagar uma escola particular naquela época”, contou.
Muito tempo se passou e parte dos registros dessa história está na escola, como fotos e documentos. Hoje, a Escola Liceu Muniz Freire conta com 1.200 alunos, com oferta de vagas aos estudantes do Ensino Fundamental, Médio e cursos técnicos. Além disso, é uma das escolas mais completas do município de Cachoeiro de Itapemirim, com 16 salas de aula, laboratórios de informática, de hardware, de Ciências, sala ambiente de Matemática, ginásio Poliesportivo, biblioteca ampliada, piscina, entre outros espaços.
Para o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, que marcou presença na festa de comemoração de 80 anos da escola. “Essa festa é um momento de reencontros. Muitos ex-alunos e profissionais que passaram por aqui estão tendo a oportunidade de matar a saudade dessa escola que fez parte da vida de muitos cachoeirenses. A Liceu Muniz Freire, atualmente, é um espaço cheio de inovações e continua fazendo a diferença na vida dos estudantes do município de Cachoeiro de Itapemirim”, destacou.
História
A Escola Liceu Muniz Freire é considerada, pelos moradores, um patrimônio de Cachoeiro de Itapemirim. Antes de ser a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Liceu Muniz Freire, como é chamada hoje, o prédio era uma fábrica de papel, que não chegou a funcionar, mas foi a sede do Colégio Pedro Palácios. O surgimento do Liceu se deu à encampação do acervo do Colégio Pedro Palácios e à abnegação do político e professor Fernando de Abreu.
Foi em 1935 que o colégio passou a se chamar Liceu Muniz Freire, oficializado pela Lei nº 178, de 03 de janeiro de 1936. Desde então, teve alunos ilustres como o cantor Roberto Carlos.
De 2008 a 2011, a Escola passou por uma importante reforma, realizada pelo Governo do Estado, quando foram restauradas as quadras, a piscina e construído um ginásio poliesportivo.
FOTO: Divulgação / Sedu
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)