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Segurados podem eleger representantes para os Conselhos do IPAJM

20/06/2016


Cerca de 70 mil segurados do Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (ES-Previdência) – servidores ativos civis e militares e os inativos – terão a oportunidade de eleger seus representantes para atuar nos Conselhos Administrativo e Fiscal do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM). Isso porque, de acordo com o edital eleitoral nº 01/2016, publicado na edição de hoje do Diário Oficial do Estado (DOE), nos dias 9 e 10 de agosto será realizada a eleição dos novos membros que farão parte desses colegiados. A votação será facultativa.

“Os segurados estão convidados a participar deste pleito, de forma democrática, exercendo o seu direito ao voto. Dessa forma, eles poderão escolher seus representantes que terão um papel muito importante nos novos rumos da previdência estadual”, disse o presidente executivo do IPAJM, Bruno Margotto Marianelli.

Os segurados interessados em concorrer às vagas dos Conselhos devem comparecer à Central de Atendimento (CAT) da autarquia até o dia 6 de julho, prazo final, para formular solicitação por escrito, das 9h às 16h30. Na ocasião, é necessário que eles estejam munidos de documentos de identificação, sendo cópias autenticadas ou simples (acompanhado do documento original), entre outros previstos no Edital. A CAT está localizada na Avenida Cezar Hilal, nº 1345, Santa Lúcia, em Vitória.

Quando do preenchimento do formulário de inscrição, é obrigatório que a pessoa indique para qual Conselho estará concorrendo e a categoria que estará representando. Somente poderá ser escolhido um dos conselhos: Administrativo ou Fiscal.

De acordo com o Decreto nº 2495-R, de 7 de abril de 2010, alterado pelos Decretos 3332-R/2013 e 3978-R/2016, que regulamenta esse pleito, é considerado:
- aposentado ou inativo: todo e qualquer segurado, civil ou militar, que até 30 (trinta) dias antes da publicação do Edital convocatório das eleições já tenha seu vínculo alterado pelo respectivo setor de Recursos Humanos para fins de aposentadoria, reforma ou reserva”;
- servidor ativo civil: são os servidores públicos civis titulares de cargo de provimento efetivo, ainda que cedidos ou em disponibilidade, e os estáveis no serviço público, dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, e;
- servidor militar ativo: são todos os servidores públicos, também ocupantes de cargo de provimento efetivo, vinculados à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros.
Destaca-se ainda que segundo o edital que trata da eleição, “somente poderão participar do processo eleitoral os servidores nomeados que entrarem em exercício até 30 dias antes da publicação do Edital Convocatório”.

Poder Executivo

O processo de votação será realizado de forma digital, para todos os eleitores do Poder Executivo. Eles irão votar por meio do Portal do Servidor, no endereço eletrônico - https://sistemas.es.gov.br/seger/eservidor/Login - utilizando o seu número funcional e a senha do servidor, devendo, obrigatoriamente, votar em um membro para cada conselho ou em branco.

Caso o aposentado tenha perdido a senha ou a mesma esteja inválida, é possível gerar um novo código clicando no link Criar/Lembrar Senha, que está abaixo do campo “Nº Funcional”. Basta aguardar a nova senha que será gerada e encaminhada para o e-mail cadastrado no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos do Estado (Siarhes). Aqueles que não estão com e-mail cadastrado nesse Sistema, ou que alteraram o endereço eletrônico, devem solicitar a devida atualização de seu e-mail. Há duas maneiras: comparecendo pessoalmente na Central de Atendimento do Instituto, ou por meio do envio de formulário, devidamente preenchido, para o e-mail da subgerência de Cadastro e Tempo de Contribuição (SCT) do Instituto, que é sct@ipajm.es.gov.br. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato pelo 0800-2836640.

Já no caso dos ativos, o servidor deve procurar diretamente a Central de Atendimento ao Servidor (CAS), na Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), na Avenida Governador Bley, 236, Edifício Fábio Ruschi, no Centro de Vitória. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Os telefones da CAS são (27) 3636-5292 e 3636- 5293.

Outros Poderes

Já os segurados vinculados aos Poderes Legislativo, Judiciário, bem como ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público Estadual, terão que votar por meio de cédulas. O documento será enviado, pelo IPAJM, via Correios, à residência de cada um. O retorno da correspondência não terá custos para o servidor.

Para votar, o eleitor deverá levar em consideração a categoria a qual esteja vinculado. “Caso ele seja, por exemplo, servidor ativo militar, o seu voto será em um dos candidatos titulares representantes dos militares ativos, e em um dos concorrentes à vaga de suplente, que também deve ser representante dos militares ativos”, explica o presidente da Comissão Eleitoral do IPAJM, Sérgio Renato da Silva.

Além disso, o Presidente dá outras orientações importantes. “Os eleitores que possuírem um vínculo ativo e outro inativo terão direito a 2 (dois) votos, um para cada categoria a qual pertence, e os que possuírem dois vínculos ativos ou dois vínculos inativos somente terão direito a único voto para cada Conselho”, comenta.

 

FOTO: Divulgação / IPAJM

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)