Quatro alunos do curso do Ocupação Social receberam os visitantes na Unidade Móvel da Construção Civil do Senai-ES, durante a feira Expo Construções, realizada no Pavilhão de Carapina, na Serra. “Antes era só ansiedade. Eu e meus amigos não aguentávamos mais esperar. Agora, que estamos aqui, só pensamos em aproveitar essa oportunidade ao máximo”, contou Adilson Santana Júnior, 23.
Também participaram da feira Linda Inês Conceição Rocha, 22; Larissa Passos dos Santos, 19; e Alessandro da Silva Azevedo, 24. Acompanhados do instrutor Charles Chagas. Os quatro estão sendo qualificados em Elétrica Predial, um dos cinco cursos oferecidos pelo Senai-ES aos moradores do bairro Nova Rosa da Penha, em Cariacica.
“Esse reconhecimento oferecido pelo Senai-ES é mais um passo de fortalecimento para esse jovem, morador de áreas muito vulneráveis e que precisa de um suporte maior para que as oportunidades cheguem até ele”, ressaltou a secretária interina de Estado de Ações Estratégicas, Gabriela Lacerda.
Cursos
As turmas de Nova Rosa da Penha são as primeiras de uma parceria do Senai-ES com o Governo do Estado que promete levar mais de mil vagas em cursos de qualificação profissional aos 25 bairros que fazem parte do Ocupação Social, até o final de 2016. A previsão é de que um novo edital saia ainda este mês.
“O Senai-ES é um grande parceiro do Ocupação Social. Além de permitir que esses jovens tenham a chance de se qualificar, ainda garantiu a inclusão desse grupo num espaço tão importante que é a Expo Construções. Isso é fazer a diferença”, comemorou a secretária.
Programa
O Ocupação Social está em 25 bairros de nove municípios do Estado, com ações em Vila Velha, Cariacica, Serra, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, São Mateus e Linhares. As áreas atendidas são as que concentram, historicamente, o maior número de homicídios, além de serem áreas de alta vulnerabilidade social.
Entre os objetivos do programa estão a redução da taxa de homicídios entre jovens de 15 a 24 anos, a diminuição da evasão escolar e ampliação do percentual de jovens estudando e/ou trabalhando.
Evento
A Expo Construções foi realizada entre os dias 14 e 16 deste mês, no Pavilhão de Carapina, na Serra. A feira é, hoje, o principal espaço do setor da construção do Espírito Santo.
FOTO: Divulgação / SEAE
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)