_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Gripe: 150 mil novas doses para atingir 100% do grupo prioritário

01/06/2016


As 150 mil doses da vacina contra a gripe adquiridas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que devem chegar nos próximos dias, serão disponibilizadas para todos os 78 municípios capixabas, com objetivo de atingir 100% do grupo prioritário.

Na reunião realizada na última segunda-feira (30) com a diretoria do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) foi definido que a vacinação será realizada em crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto) e pessoas com 60 anos ou mais.

As vacinas sairão de São Paulo na quinta-feira (02). Por isso, uma nova reunião será realizada com a diretoria do Cosems na sexta-feira (03), para definir o dia em que será iniciada a vacinação. “Definimos que a vacinação terá início simultaneamente em todos os municípios. O objetivo é planejar da melhor maneira possível esta nova etapa para garantir que essa população seja vacinada e para que seja completado os 100% de pessoas imunizadas do grupo prioritário”, disse o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo, explica que o Estado ultrapassou a meta de vacinação preconizada pelo Ministério da Saúde e imunizou mais de 94% de pessoas do público prioritário.

“Muitos municípios conseguiram imunizar mais de 80% do grupo prioritário, mas poderão vacinar até atingir a cobertura total ou o maior número possível de pessoas dentro do grupo”, afirma a coordenadora.

Até a tarde da última segunda-feira (30), o Espírito Santo atingiu 94,49% de cobertura vacinal, o que representa 682.922 pessoas imunizadas. Também foram imunizadas 154.744 pessoas nos grupos de pessoas com doenças crônicas e condições clínicas especiais; população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional. Para estes grupos não há meta específica.

 

FOTO: Romero Mendonça / Secom-ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)