Dicas para quem quer parar de fumar e atividades de conscientização sobre os prejuízos do cigarro no organismo serão algumas das ações realizadas em razão do Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado nesta terça-feira (31).
A equipe do Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) esteve, na tarde de ontem, no Palácio da Fonte Grande, em Vitória, demonstrando como a fumaça do cigarro é prejudicial. Foram realizados testes para verificar o teor de monóxido de carbono presente no corpo do fumante ou de um fumante passivo. A equipe também fez a ação no Edifício Fábio Ruschi, na capital, durante a manhã.
E quem passar pelo Shopping Vitória, nesta terça-feira, vai receber orientações sobre os perigos do cigarro, além de tirar dúvidas no “Mutirão de Combate ao Fumo”. A ação começa às 9 horas e é organizada pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo em parceria com outros órgãos.
Dia Mundial Sem Tabaco
No Dia Mundial Sem Tabaco deste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) fará um apelo aos países para adotarem a padronização de embalagens de produtos de tabaco. A medida propõe a restrição do uso de cores, elementos gráficos e informações promocionais nos maços de cigarro.
Tratamento
No Estado, o tratamento ao fumante é ofertado em mais de 50 municípios capixabas, por meio de uma equipe multidisciplinar.
O paciente que procura a unidade de saúde municipal participa das sessões em grupo e, dependendo do grau de dependência, é disponibilizada a medicação (adesivos, gomas, pastilhas e bupropiona).
FOTO: Divulgação / Sesa
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)