Mais de 12 mil estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino ainda não possuem documentos como Carteira de Identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF). Essa é uma realidade apontada por um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu). E para mudar esse quadro, o projeto Identidade Jovem vai otimizar o processo de emissão de identidade dos estudantes das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio das 287 escolas públicas estaduais.
Atualmente, a rede pública estadual conta com 76.236 estudantes da 2ª e 3ª série do Ensino Médio. Sem um documento oficial com foto não é possível participar de provas e seleções como o Enem e o Sisu, e outras atividades, como os programas Intercâmbio Sedu, Nossa Bolsa e Jogos na Rede.
Após um levantamento com objetivo de mapear, por escola, quantos estudantes ainda não possuem documentos de identidade, foi identificado que boa parte dos estudantes ainda não confeccionaram o principal documento de identificação do país, a carteira de identidade. Por isso, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em parceria com a Polícia Civil, está lançando o projeto Identidade Jovem.
“Essa parceria é em favor dos nossos estudantes. Queremos que todos exerçam a cidadania neste e nos próximos anos. A carteira de identidade é essencial para que os jovens ingressem na universidade, participem de programas e conquistem uma vaga no mercado de trabalho”, destacou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.
Com o projeto, técnicos das 11 Superintendências Regionais de Educação (SREs) vão atender as 287 escolas públicas estaduais de Ensino Médio, priorizando aquelas com maior número de alunos sem documentação.
De acordo com a chefe da Polícia Civil, delegada Gracimeri Gaviorno, “Não é tarefa simples a confecção da carteira de identidade. Para tornar o ser humano individualizado, ele precisa ser classificado pelas digitais, que o caracteriza como indivíduo para a sociedade. Essa parceria é um passo importante, pois uma parcela significativa dessas pessoas, que não estão classificadas, estão dentro das escolas”.
Os técnicos da Sedu já passaram por um treinamento na sede da Polícia Civil, e após o curso retornarão para suas Superintendências para iniciar a semana de mobilização nas escolas.
O superintendente da Polícia Civil, delegado Danilo Bahiense, ressaltou que “Os servidores já foram capacitados para coletar as digitais. O trabalho técnico ficará por conta dos peritos da Polícia. Com a parceria, vamos dar mais vazão para obtermos um trabalho constante nas unidades escolares, para que todos os jovens estejam individualizados o quanto antes”.
Durante a ação de mobilização nas escolas, os técnicos vão repassar para as escolas todas as informações necessárias, de forma que ela possa realizar com os estudantes e as famílias uma campanha de conscientização sobre a importância da emissão dos documentos pessoais para o exercício da cidadania. Além disso, vão planejar com a escola como será o processo de junção dos documentos pessoais dos estudantes e quando será realizado o processo de coleta das digitais nas escolas, previsto para ocorrer em junho.
Após a emissão, as carteiras de identidade serão encaminhadas para as regionais, aos cuidados dos técnicos, para serem entregues a todos os estudantes na própria escola. A previsão é que no mês de agosto os estudantes já estejam com a carteira de identidade em mãos.
FOTO: Nestor Müller / Secom-ES
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