_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Funcultura: Festival ‘SeMentes Livres’ reúne natureza e arte

10/05/2016


Como dizia o poeta Manoel de Barros, "tudo que a gente é mais tarde, vem da infância". E é com essa linha de pensamento que o grupo Quintal Mobile promove de 15 a 22 de maio o “Festival SeMentes Livres”, em um local inusitado: na beira da Lagoa da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O festival foi contemplado pelo Funcultura, no Edital de Educação Patrimonial da Secult.

A intenção do festival é unir ao ar livre arte, cultura, criatividade, ideias, imaginação, natureza, oficinas e vivências artísticas, tudo isso voltado para crianças, familiares, artistas da área cultural e da agricultura.

As vivências do festival querem proporcionar às crianças um ambiente criativo, em um ateliê a céu aberto, com acesso a materiais que lhes permitam expressar-se sobre os temas trazidos à tona. Sementes, ideias, pedras, água, terra, tintas naturais, pincéis, papel, papelão, lápis, giz, corda, argila, painéis.

As atividades serão intercaladas entre vivências mediadas por artistas, educadores e agricultores e espaço/tempo para a livre expressão e o brincar solto e espontâneo característico das crianças. “As crianças são como as sementes: complexas, sensíveis, inteligentes, vulneráveis e precisam ser zeladas. Cuidar das sementes e da infância é cuidar das gerações futuras no presente”, destaca a organizadora do evento, Fabíola Melca.

E mais: a programação está aberta a novas ideias! Quer propor alguma atividade? Acesse o site neste link: https://quintalmobile.hotglue.me/sementeslivres.

O festival será formado por cinco estações de trabalho: Estação Ser, Semear, Germinar, Cuidar e Colher, com um desenho circular entre elas, dando autonomia às crianças para mover-se de um lado para o outro. Cada estação terá três mediadores para vivências, um artista, um educador e um agricultor. Também estará aberto o espaço para uma feira agroecológica e uma mostra de trabalhos e projetos ecopedagógicos.

 

FOTO: Divulgação / Secult

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)