Com a presença do governador Paulo Hartung, o novo secretário de Estado de Meio Ambiente, Aladim Fernando Cerqueira, assinou seu Termo de Posse na tarde de ontem, na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Seama). Na ocasião, ele reuniu os servidores públicos da Seama, do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Agerh) para falar sobre medidas e ações futuras para a pasta.
Aladim ressaltou os trabalhos realizados até o momento, principalmente, de parcerias em que atuaram em conjunto o poder executivo, o Ministério Público, sociedade civil organizada e setor empreendedor, e pontuou áreas de destaque como a melhoria da qualidade do ar saneamento. Ele adiantou ainda ações de reflorestamento, destacando a importância do Programa Reflorestar, como referência no Brasil e em diversos países do mundo.
“Vamos entregar aos Comitês de Bacia informações geoespaciais para gestão das águas e da paisagem, produzidas pelo Reflorestar. Uma nova cartografia, uma precisa informação da nossa hidrografia, do monitoramento de como evoluíram nossas florestas, entre outros usos, com imagens de 2008 e dos últimos anos. Temos tudo nas mãos, estes dados têm que servir de referência, serem disponibilizados para consulta, para que todos tenham esta fonte de informação. É um novo instrumento para as ações de enfrentamento à crise hídrica”, disse.
Comitê de Bacia
Na ocasião foram assinados dois decretos. Um deles institui o Comitê das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Joana. Essa região hidrográfica abrange parcialmente os municípios de Afonso Cláudio, Colatina, Itaguaçu, Itarana e Santa Teresa. Os principais corpos d’água dessa região hidrográfica são os rios Barra Encoberta, Doce, Jatiboca, Limoeiro, Sobreiro e Santa Joana, o mais extenso com aproximadamente 128 Km de extensão.
Os Comitês de Bacia são órgãos colegiados tripartites e paritários com atribuições normativas, deliberativas e consultivas a serem exercidas na bacia hidrográfica de sua atuação. Eles representam a voz da sociedade nas questões relativas à água.
Minicurrículo
Aladim Fernando Cerqueira tem 50 anos e é formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Alegre. Também é mestre em Solo e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Já desenvolveu trabalhos no Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Tornou-se servidor efetivo por meio de concurso público. Atuou no Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), aonde chegou a exercer as funções de diretor-técnico e diretor-presidente. Também foi diretor-presidente do Instituto Estadual de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf). Já assumiu o cargo de subsecretário estadual de Desenvolvimento Agropecuário e, desde 2013, atuava como secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Aracruz.
FOTO: Nestor Müller / Secom-ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)