Comida boa, clima das montanhas e cultura italiana. Esses são itens que não vão faltar no 3° Festival Santa Teresa Gourmet. O evento, que começa hoje e segue até o próximo domingo (24), promete agitar o feriado nas montanhas.
O festival vai contar com a participação de, aproximadamente, 50 empreendimentos turísticos do município, dentre eles, hotéis, pousadas, vinícolas, restaurantes, bares e cafeterias. O evento também vai apresentar as tendências da gastronomia brasileira durante aulas show, promovidas por chefs na Rua de Lazer da cidade.
Na Praça Augusto Ruschi vai acontecer o Circuito Capixaba de Cervejas Artesanais e o Encontro Capixaba de Food Trucks, que prometem movimentar o evento. Aulas para crianças, passeios por vinícolas e teatro de rua também serão atrações do festival.
A Secretaria de Turismo e Cultura de Santa Teresa espera divulgar a diversidade gastronômica teresense, projetar o município como importante polo gastronômico capixaba e que o evento entre no roll dos principais festivais gastronômicos de rua do país. Outro ponto importante é o incremento da economia local através da atividade turística.
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) apoia a realização de eventos no Espírito Santo, proporcionando aos capixabas conhecer o Estado e valorizar a cultura local.
Descubra Santa Teresa - Além de curtir o 3° Festival Santa Teresa Gourmet, os turistas podem aproveitar e conhecer primeiro município de colonização italiana do Espirito Santo. Santa Teresa, também conhecida como A Doce Terra dos Colibris, faz parte da Região Turística dos Imigrantes e a diversidade de atrativos é uma de suas marcas. Com forte influência dos imigrantes italianos, o município tem no Vale do Canaã um retrato histórico de sua colonização.
A imigração também está refletida principalmente em suas tradições e festas, gastronomia e arquitetura. Vale conhecer a Igreja Matriz de Santa Teresa e também a Casa Lambert, que funciona como um museu contando a história da colonização italiana no município.
Para os apreciadores do contato mais próximo com a natureza, existem opções como as reservas Augusto Ruschi e Santa Lúcia, além do Museu de Biologia Mello Leitão. Os pássaros típicos da região e principalmente os herbários com mais de sete mil orquídeas, fazem do município um grande reduto de contemplação e preservação da natureza.
Para os fãs de aventura, uma opção é a rampa de voo livre localizada a 09 km da sede da cidade, próximo a Igreja Nossa Senhora do Caravaggio, com 900 metros de altitude.
Outra opção de passeio por Santa Teresa é o circuito Turístico Caravaggio. Ao longo dos 14 km da estrada do Caravaggio, encontram-se empreendimentos turísticos como cantinas, restaurantes, sítios, parques e pousadas que oferecem tranquilidade e interação com a natureza. Cerca de 18 empreendimentos são encontrados ao longo do circuito. Mais informações: http://www.santateresa-es.com.br/circuito_caravaggio.htm
Como chegar - Saindo de Vitória, siga pela BR-101-Norte até o município de Fundão. Ali, siga pela ES 164, por 28 Km de serra.
SERVIÇO
3º Santa Teresa Gourmet
:: Data: de 20 a 24 de abril
:: Local: Rua de Lazer e Praça Augusto Ruschi, em Santa Teresa
:: Entrada gratuita
:: Confira a programação completa, em: www.santateresagourmet.com.br
FOTO: Yuri Barichivich
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)