O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Francisco Coelho Ávila Júnior, a Escola Viva de Cachoeiro de Itapemirim, está com um currículo inovador para este ano. A instituição está trabalhando, com os estudantes dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, variados estilos musicais.
Com a coordenação da professora de Arte, Michelle Nars, os alunos estão aprendendo noções de ritmo, tempos e notas musicais, além de conhecimentos e produção de alguns instrumentos. Eles têm também, a oportunidade de reger os colegas enquanto tocam seus aparelhos instrumentais.
“Os alunos estão aprendendo a fazer músicas com materiais diversos. As aulas estão excelentes e eles estão adorando participar. Acho fundamental e essencial a oportunidade do estudo da música na didática das escolas. É um conhecimento a mais e uma maneira diferente de aprender”, disse a professora Michelle.
Essa ação é realizada durante as aulas de Arte e tem como objetivo buscar a aproximação do público escolar com a música instrumental, bem como aprender sobre diversos gêneros musicais.
ESCOLA VIVA - Mais do que uma escola em tempo integral, a Escola Viva é um novo modelo de Ensino Médio em turno único, que traz inovações pedagógicas e de gestão, orientando o jovem a ser protagonista e a construir seu projeto de vida.
Além da estrutura diferenciada e do currículo inovador, na Escola Viva os profissionais terão dedicação integral e o tempo que o aluno permanece na escola será de 9 horas e 30 minutos. A carga horária será das 7h30 às 17 horas, sendo 1h20 minutos para o almoço e dois intervalos de 20 minutos para o lanche, ofertados dentro da escola.
Oferecendo aproximadamente quatro mil vagas para estudantes de várias regiões do Espírito Santo, o Programa Escola Viva está sendo ampliado para proporcionar um leque de oportunidades para os jovens. Em 2016, novas unidades foram implantadas nos municípios de Serra, Muniz Freire, Ecoporanga, Vila Velha e Cachoeiro de Itapemirim e já estão em funcionamento. Além da ampliação do número vagas na primeira unidade de Vitória.
Duas das unidades do Programa, localizadas em Serra e Cachoeiro de Itapemirim, trazem uma novidade: contemplam também vagas para o Ensino Fundamental. Nessas escolas, serão ofertadas vagas para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Na Escola Viva, um conjunto de inovações é proposto para os estudantes: avaliação diagnóstica/nivelamento; disciplinas eletivas; salas temáticas; ênfase práticas em laboratórios; tecnologia de gestão educacional; tutoria; aulas de projeto de vida; aulas de práticas e vivências em protagonismo; aula de estudo orientado e aprofundamento de estudo (preparação acadêmica/mundo do trabalho).
FOTO: Divulgação / Sedu
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)