Cerca de 80 professores de nove escolas da rede estadual estão sendo capacitados para utilização da plataforma digital Dreamshape nas atividades em sala de aula, aliando conhecimentos curriculares com suas funcionalidades.
A plataforma faz parte do “Programa Sedu Digit@l” e é uma aplicação interativa e pedagógica de apoio ao desenvolvimento de competências socioemocionais por meio de metodologias aplicadas a jogos de desafio, ensino por projetos, vídeos e sistemas de mentoria.
Segundo o assessor de Apoio Curricular e Educação Ambiental, João Paulo Derocy Cêpa, o diferencial dessa ferramenta é a possibilidade de amadurecer conceitos e desenvolver habilidades empreendedoras nos estudantes. “O Dreamshaper coloca o estudante no centro do processo de aprendizagem buscando soluções para os desafios pedagógicos. Ao mesmo tempo em que ele avança nas atividades, que são autoinstrucionais, desenvolve valores como perseverança, disciplina, responsabilidade e capacidade de trabalhar em grupo”, explica João Paulo.
A capacitação é uma das ações de formação para a promoção da cultura digital nas escolas a partir do “Programa Sedu Digit@l”. Os encontros estão acontecendo na Escola Fernando Duarte Rabelo, em Vitória.
“Com a formação para uso da Dreamshaper os professores não só terão acesso à plataforma para apoio aos projetos que realizam nas escolas, como também terão oportunidade de vivenciar experiências de como a tecnologia pode auxiliar a escola a encurtar espaços, ampliar o tempo de estudos dos alunos, dinamizar as suas ações e, de um modo muito atual para os estudantes, promover o engajamento deles nas atividades escolares”, disse Carmem Prata, técnica da equipe Sedu Digit@l.
PLATAFORMA DREAMSHAPER - A plataforma Dreamshaper foi desenvolvida em 2009 pela ONG Acredita Portugal. A adaptação para o Brasil foi feita em parceria com as fundações Lemann e Telefónica, ONG Parceiros da Educação e o Instituto EDP, da empresa Energias de Portugal S.A.
O processo foi desenhado para ser muito simples de usar, criando uma experiência de utilização agradável e leve, em que a complexidade dos exercícios cresce gradualmente. As respostas a perguntas prévias são refinadas regularmente, onde há sempre acesso a vídeos explicativos. A aplicação gera ainda apresentações PowerPoint, assim como várias análises úteis para desenvolver as ações planejadas.
O professor tem acesso a um ambiente administrativo onde monitora o avanço dos estudantes nas diferentes etapas, interagindo com ele, sugerindo textos e vídeos de apoio a partir de um canal direto de comunicação online.
Para a utilização pelo aluno, ele precisa se cadastrar e responder uma série de questões sobre a ideia que tem para desenvolver, refinar e validar a sua ideia, construir um plano de ação.
SEDU DIGIT@L - Tem como objetivo desenvolver, na comunidade educacional, a fluência tecnológica e a vivência da cultura digital como ação potencializadora do desenvolvimento curricular e da aprendizagem. Dessa forma, os educadores terão acesso a formação e materiais educativos de base tecnológica, de forma a enriquecer e dinamizar as práticas pedagógicas. Além disso, ferramentas também irão apoiar os estudantes que querem aprofundar seus estudos e familiares preocupados em acompanhar a educação de seus filhos.
FOTO: Divulgação / Sedu
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)