_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Esesp abre atividades de capacitação com novidades

18/03/2016


Com o auditório lotado, a Diretoria da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) abriu oficialmente as atividades de capacitação previstas para o ano de 2016, na manhã de ontem. O evento foi marcado pela assinatura do Termo Cooperação Mútua entre a autarquia e o Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES) e pela apresentação das novas ações programadas para os próximos meses.

O evento contou com a participação da subsecretária de Estado de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Kátia Vasconcelos; a diretora de Gestão do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), Juliana Prado; a diretora Administrativa e Financeira do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), Samira Kill, além de representantes da Polícia Militar do Espírito Santo, do Corpo de Bombeiros e de diversos municípios.

A diretora presidente da Esesp, Dangela Bertoldi Volkers, destacou a importância do evento, que marca uma sequência de práticas de sucesso. “Este é o cenário propício para destacar os processos de produção de conhecimento e aprendizagens inerentes ao ser humano, às organizações e à sociedade contemporânea. Trilhamos um caminho oposto às práticas da repetição mecânica, do agir guiado pelo impulso. Empreendemos todos os esforços para ultrapassar fronteiras e fortalecer parcerias para a transformação dos setores do Estado”, disse.

NOVAS AÇÕES - Durante a abertura do evento, foram apresentadas as novas propostas de atividades para o ano, com foco no desenvolvimento de diversas competências e voltadas a diversos públicos.
Uma delas é a Escola de Líderes, que integra o programa Competências Gerenciais do Século XXI e tem o intuito de potencializar uma liderança para o mundo contemporâneo, por meio dos debates atuais e alinhados às melhores escolas de administração do país.

Outra novidade é o lançamento de novos cursos. Entre eles está o Coach para Gestores, que se apresenta como mais uma possibilidade de capacitação prevista na trilha de aprendizagem da autarquia. Além disso, há previsão de ampliação da oferta de vagas em especializações e mestrado, a partir de novas parcerias.
As oportunidades também serão ampliadas nos cursos on-line, com a previsão do lançamento de seis novas formações nesta modalidade, incluindo o ensino da língua inglesa, que terá início no mês de abril. E a Esesp está firmando parceria com diversos órgãos para realização da Rede de Escolas de Governo.

“Este não é um pacote fechado, mas uma provocação para um amplo espaço de debate e diálogo, de modo que possamos construir a melhor proposta. Entendemos que uma Escola de Governo precisa ter sensibilidade para capturar todos os sinais do ambiente que a cerca. Somos como uma antena que captura e processa, ao mesmo tempo em que dissemina esse conhecimento a outros espaços”, destacou a diretora técnica da Esesp, Sylvana Torres.

TERMO DE COOPERAÇÃO - O evento também foi marcado pela assinatura do Termo de Cooperação Mútua entre a Esesp e o Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES). Esta parceria tem como objetivo promover o intercâmbio didático-científico e cultural, incluindo a realização de cursos, estudos e atividades culturais em áreas de interesse comum.

Assinaram o documento a diretora presidente da Esesp, Dangela Bertoldi Volkers; o coordenador do Programa Inoves e docente, Manoel Carlos; e o representante do CRA-ES, Hércules Falcão.

SOLUÇÕES PARA A CRISE - O encontro foi encerrado com a palestra “Superando a crise em busca de Resultados”, comandado pelo docente credenciado da Esesp, Lourival Antonio Cristofoletti. O objetivo foi permitir a criação de um ambiente favorável para a reflexão sobre o autoconhecimento, a motivação, o marketing pessoal, a proatividade, as redes de relacionamento (networking), a valorização da carreira e a construção de soluções para as demandas do serviço público.

 

FOTO: Divulgação / Esesp

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)