_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Estado propõe ações nos municípios para o combate ao mosquito

17/03/2016


Secretários municipais de Serviços Urbanos e Limpeza Pública atenderam ao chamamento do Governo do Estado e participaram de uma reunião com o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), João Coser, e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira. O objetivo foi apresentar dados sobre casos de dengue, Zika e chikungunya no Estado, bem como discutir estratégias conjuntas de combate ao mosquito Aedes aegypti. O encontro aconteceu na última terça-feira (15), em Vitória.

“Somente uma mudança cultural da população pode ajudar a resolver em parte o problema. Temos de lembrar que quase 75% do foco do mosquito Aedes aegypti está nas casas. Então, é necessário que cada um faça a sua parte”, ressaltou o secretário Ricardo de Oliveira, responsável por apresentar as informações.

O secretário lembrou também que a proliferação do mosquito está diretamente relacionada ao processo de desenvolvimento urbano das cidades e ao tratamento dado ao lixo. Ele acredita que a reunião com secretários de Serviços Urbanos dos municípios é fundamental para ajudar a resolver o problema e aumentar a guerra contra o mosquito. “Ainda falta muito em relação à infraestrutura em todas as cidades. E isso é um dos responsáveis por esse imenso problema. Por isso, acredito que só a mobilização da população e o envolvimento dos municípios possa amenizar o problema”, disse Oliveira.

O secretário da Sedurb, João Coser, reforçou a importância do trabalho feito nos municípios. “O problema é gravíssimo e exige união de todos no combate ao mosquito transmissor. Somos parceiros, mas precisamos de uma atuação forte dos municípios envolvendo todas as secretarias e não só a Saúde e a Limpeza Urbana”.

Para a secretária de Saúde de Vitória e representante do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES), Daysi Behning, o mais importante é o trabalho em parceria. “Os municípios precisam estar juntos com os secretários de saúde de suas cidades para o combate ao mosquito. Sabemos que é uma tarefa árdua, mas se estivermos juntos, todos com o mesmo objetivo, temos mais chances de ganhar essa guerra contra o mosquito”, afirmou.

MUNICÍPIOS - Ao todo, 26 municípios estavam representados na reunião. Os secretários relataram suas experiências no combate ao mosquito. Muitos já atuam de forma conjunta. Entretanto, todos apontaram os pontos viciados de lixo e a limpeza de áreas privadas.

O diretor de Departamento de Manutenção da Secretaria de Obras de Muniz Freire, Pascoal Inácio Neto, aprova a realização de reuniões periódicas entre o Governo do Estado e os secretários municipais. “Assim acompanhamos a evolução das ações de combate ao mosquito e trocamos experiências. As dificuldades existem, mas também há um grande empenho dos agentes de endemias e dos trabalhadores da limpeza pública para conscientizar a população”.

Para o diretor administrativo do Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental (Sanear), Almiro Schimidt, as reuniões são um ótimo espaço para os municípios não se sentirem sozinhos nessa tarefa.

“Nas reuniões, buscamos ideias para conscientizar a população de que a participação dela é de extrema importância no combate ao mosquito. Não basta só a administração estadual e municipal entrar com soluções, todos precisam fazer sua parte. As reuniões também são importantes para a troca de experiência”.

 

FOTO: Divulgação / Sesa

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)