Cerca de 70 adolescentes de diferentes municípios capixabas participam, hoje, do Seminário Regional “Ser adolescente e atitudes socioambientais responsáveis”. O encontro faz parte das atividades do Selo Unicef Município Aprovado Edição 2013-2016, que conta com a participação de 19 municípios do Espírito Santo e tem como uma de suas estratégias a mobilização de adolescentes. Realizado pelo Unicef em parceria com a Vice-governadoria estadual, o evento acontece no auditório da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), em Vitória, das 8h30 às 17h30.
O objetivo é que os meninos e meninas que participam das atividades do Selo Unicef realizem ações em seus municípios para garantia de uma vida saudável e sustentável de todos. Um dos destaques da programação será o engajamento dos adolescentes no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti e prevenção do zika vírus, da dengue e chikungunya
Na parte da manhã, será debatida a importância do protagonismo juvenil na questão socioambiental com a participação do coordenador do Programa Cidadania dos Adolescentes do Unicef no Brasil, Mário Volpi; da coordenadora estadual de Articulação de Políticas Intersetoriais da Vice-governadoria, Vera Maria Simoni Nacif; e do diretor-presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Paulo Renato Paim. Na parte da tarde, os adolescentes irão discutir ações para realizarem em seus municípios, considerando as bacias hidrográficas da região.
“Acreditamos nos adolescentes atuando de forma criativa e inovadora pela redução das desigualdades. A proposta do seminário é mobilizar essa energia para uma construção coletiva. Pensar a partir das bacias hidrográficas significa trabalhar em rede e os jovens já fazem isso como ninguém”, destaca o coordenador do Unicef no Brasil, Mário Volpi.
SELO UNICEF - O Selo Unicef Município Aprovado é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes que vivem no semiárido e na Amazônia Legal Brasileira. A Edição 2013-2016 é uma realização do Unicef com o apoio da Petrobras, Coelce, Cemar e Fundação Telefônica. O Espírito Santo participa pela 4ª vez da iniciativa, com a parceria do Governo do Estado do Espirito Santo e dos municípios. Para saber mais sobre o Selo: http://www.selounicef.org.br/_selounicef.php.
FOTO: Divulgação / Vice-governadoria
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)