_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Carnaval de Vitória 2016: fique por dentro dos desfiles

27/01/2016


As escolas de samba capixabas estão na retal final dos preparativos para desfilar no Carnaval de Vitória, que acontece no Sambão do Povo nos dias 29 e 30 de janeiro. Os últimos retoques estão sendo feitos, e as agremiações prometem levar para a passarela muito samba no pé, muita alegria e beleza. Para a festa, a Secretaria de Estado de Turismo fez um roteiro das escolas, de acordo com a ordem do desfile, e também disponibiliza a letra dos samba enredos para os foliões.

Grupo A - Na sexta-feira (29), às 21h, a primeira escola do Grupo A que entra na avenida é a Chegou o Que Faltava, do bairro Goiabeiras, em Vitória. O enredo “Caboclo Bernardo, herói do povo para o povo” conta a história de Bernardo José dos Santos, um pescador da Vila de Regência, que salvou centenas de pessoas de um naufrágio em 1887 no litoral de Linhares.


Imperatriz do Forte, a segunda escola a desfilar na sexta-feira, traz as benções de Olorum, as forças dos Orixás e as tradições africanas com o enredo “África, do berço da humanidade ao santuário milenar da sabedoria”. A Escola do Forte São João, em Vitória, festeja ainda a origem da fé africana, falando de Umbanda e do Candomblé.


A Independentes de São Torquato, do bairro São Torquato, em Vila Velha, é a terceira a entrar na avenida e vem cheia de contos e encantos com o enredo “Folclore Brasileiro”. O Saci Pererê, o Boitatá, o Curupira, o Boto Rosa vão encher de magia o Sambão do Povo, em quase uma hora de apresentação.


“Anjo negro, lindo anjo” é o enredo da Chega Mais, do Morro do Quadro, em Vitória, que conta a história de Neguinho da Beija-Flor. O quarto desfile da noite vai mostrar a vida do sambista, compositor e cantor carioca, com seus mais de 40 carnavais pela Escola Beija-Flor de Nilópolis, no Rio de Janeiro.


“Era uma vez...” a Andaraí. A Escola do bairro Santa Martha, em Vitória, leva para a avenida os contos infantis, afinal qual criança já não sonhou em ser um super-herói? A quinta escola a se apresentar na sexta-feira (29) promete fazer gente grande sorrir e mergulhar nos sonhos infantis.


“Bateu tambor, a festa já vai começar”, a Tradição Serrana promete levantar o público com o enredo “Congo”. A escola de Feu Rosa, em Serra, vai encher de fé e emoção a passarela do samba, no sexto desfile da noite, homenageando os costumes africanos enraizados na cidade que tem como padroeiro São Benedito.


Axé, a Novo Império chegou. A Escola de Caratoíra, em Vitória, é a penúltima a entrar na avenida com o Samba Enredo “Sou Bantu, sou Kimbondo, sou Angola, sou Espírito Santo, sou Quilombola”. Exaltando a cultura de Angola, a Escola Novo Império promete não deixar esquecer as origens e a força de seus ancestrais.


A última escola do Grupo A que se apresenta da noite do dia 29, a Rosas de Ouro, traz o enredo “Nos passos da história a Rosas de Ouro canta e encanta a insurreição de Queimados”. A Escola de Serra Dourada III, em Serra, conta a história da maior revolta dos negros registrada no Espirito Santo, no ano de 1849.

Grupo Especial - O segundo dia de desfile começa às 21h com uma homenagem ao sambista Martinho da Vila. A Escola Barreiros, no bairro São Cristóvão, em Vitória, abre a noite do Grupo Espacial no sábado (30) com o enredo “Um sonho de um sonho de um poeta é Martinho da Vila”.


O segundo desfile da noite traz os encantos de capital do Espirito Santo, Vitória, com a Unidos de Jucutuquara, do tradicional bairro da capital. Com o samba enredo “Vitoria”, a escola promete apresentar no Sambão do Povo os fascínios e sabores da ilha do mel.


A Pega no Samba entra na avenida comemorando o centenário de um amante da natureza. “Augusto Ruschi”, que fez do meio ambiente sua vida, é o samba enredo da escola do Bairro Consolação, em Vitória. O terceiro desfile da noite promete emocionar os foliões contando a história da vida do capixaba que era de Santa Teresa.


Com o samba enredo “Papo de Botequim”, a escola Mocidade Unida da Glória, de Vila Velha, quarta a desfilar no sábado (30), apresenta as histórias que acontecem em uma mesa de bar.


A quinta escola da noite, Unidos de Piedade, convida o folião a conhecer a Vila Rubim, bairro de Vitória. Com o enredo “Vamos ao Mercado?”, a escola do Morro da Fonte Grande, canta a malandragem, a boemia, as damas da noite, a poesia de um dos bairros mais antigos da capital capixaba.


A Independente de Boa Vista, do bairro Itaquari, em Cariacica, ultima escola do Grupo Especial a se apresentar defende o enredo ”Festas e Folguedos: crenças, ritmos e sabores seculares do Espírito Santo”. Fechando a noite de desfiles e o Carnaval de Vitória 2016, a agremiação traz a história do capixaba de alma festeira, das grandes festas do Espirito Santo, e chama o capixaba para festejar si mesmo.

 

FOTO: Romero Mendonça / Secom-ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)