Dezembro é marcado por um intenso período de compras para o Natal, Réveillon e para as confraternizações de fim de ano. Por esse motivo, o Procon Estadual está realizando uma ação educativa nos principais shoppings da Grande Vitória com o objetivo de orientar os consumidores e lojistas sobre compras, trocas de presentes, garantia de produtos, dentre outros temas relacionados ao direito do consumidor. A ação será realizada até o dia 23 de dezembro, das 10 às 22 horas.
Hoje, a equipe estará no Shopping Mestre Álvaro, na Serra. Na quinta (17) e sexta-feira (18), no Shopping Vitória. Nos dias 21 e 22 de dezembro a ação será realizada no Shopping Praia da Costa e no dia 23 no Shopping Moxuara, em Cariacica.
“Convidamos o consumidor, que estiver circulando pelo shopping, que visite o nosso estande e tire todas as suas dúvidas sobre compras, trocas e garantias de produtos. A nossa equipe está à disposição dos consumidores e também dos lojistas durante todo o período de funcionamento do shopping. É uma excelente oportunidade”, ressalta a diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita.
>> Fique Ligado
:: Avalie os brinquedos: Na aquisição de brinquedos é preciso avaliar a indicação de faixa etária e as questões relacionadas à saúde e segurança;
:: Teste os produtos: Verifique se o produto não possui defeito aparente e exija, na hora da compra, o teste dos eletrônicos e demonstração do seu funcionamento;
:: Trocando presentes: Apesar de ser uma prática comum no mercado, saiba que os lojistas não são obrigados a trocar produtos em perfeito estado, apenas porque o consumidor não gostou da cor, do modelo ou do tamanho. Por isso, antes de comprar é preciso se informar sobre a possibilidade de troca do produto, o prazo e condições para realizá-la;
:: Exija a nota fiscal: Compre somente produtos originais e exija sempre a nota fiscal, pois ela é essencial para a troca, garantia e eventual reclamação;
:: Conserto de produtos: Se o produto apresentar algum tipo de defeito, o lojista ou o fabricante é obrigado a sanar o problema em até 30 dias. Leve o produto para a assistência técnica autorizada para reparo e guarde a ordem de serviço.
>> Importante Saber
:: Os lojistas devem exibir o preço tanto à vista, a prazo e a taxa de juros aplicada a todos os produtos expostos no interior da loja e vitrines;
:: Os consumidores devem ser informados, por meio de cartazes, sobre as formas de pagamento aceitas pela loja;
:: Os produtos devem ser entregues e montados, quando necessário, no dia e hora pré-estabelecidos no ato da compra;
:: Não pode haver preços diferenciados para pagamento à vista no dinheiro, cheque, cartões de débito e crédito, sem parcelamento;
:: Não pode ser exigido um valor mínimo para a utilização dos cartões de crédito e débito;
:: Os lojistas devem cumprir o preço anunciado nas prateleiras e folhetos publicitários.
FOTO: Divulgação / Procon-ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)