_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Sedu anuncia adequações no “Poupe na Rede”

14/12/2015


Escolas da rede estadual passarão por intervenções físicas para a adequação do programa “Poupe na Rede”. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, na última sexta-feira (11), em solenidade de assinatura de ordem de serviço realizada no Palácio Anchieta.

O “Poupe na Rede” tem como objetivo conscientizar alunos, professores e a comunidade escolar sobre a importância de se evitar o desperdício da água. O programa é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e a Cesan, que promove ações para uso racional da água em unidades escolares, baseadas em quatro pilares: campanha de sensibilização; iniciativas das escolas com a disseminação das boas práticas; ações da engenharia e revisão dos procedimentos de limpeza e alimentação que reflitam na redução do consumo de água mantendo a qualidade dos serviços prestados aos alunos.

O secretário Haroldo Rocha falou sobre como o programa tem incentivado as escolas a conscientizarem os alunos sobre a importância da água e anunciou a realização das intervenções físicas nos prédios. “Serão realizadas adequações hidrossanitárias em 38 escolas pertencentes ao programa. O investimento será no valor total de R$ 525.109,03. Estamos construindo uma cultura do uso consciente da água, com ações na rede física e também pedagógica. Vamos incentivar as boas práticas e ao mesmo tempo monitorar as ações que as escolas adotarem para economizar água”, destacou.

Além das intervenções físicas, boas iniciativas pedagógicas já começaram a ser implantadas pelas escolas da rede pública estadual para conscientização sobre a importância de se evitar o desperdício de água. Durante o evento, a diretora da Escola Estadual Honório Fraga, de Colatina, Maria da Glória Stocco mostrou o trabalho realizado por iniciativa própria. “Fizemos um sistema para a água da calha cair em caixas d’água, que consegue captar 10 mil litros. A água agora é reutilizada para fazer a limpeza da escola e com isso geramos muita economia”, explicou a diretora.

Diversas outras ações também estão sendo realizadas nas escolas estaduais participantes do programa “Poupe na Rede”. A Escola Estadual Boa Vista, em Cariacica, que desenvolve o projeto “Água: cuidar para não faltar”, mostrou que com o apoio dos professores que é possível mudar os hábitos dos alunos. Segundo a diretora Maria Delza, “os professores levam os estudantes, com idade entre seis e doze anos, para a sala de informática, onde eles assistem a vídeos sobre a importância da água e da sua utilização consciente. Após a atividade, as crianças debatem sobre o que aprenderam e usam a criatividade fazendo desenhos, poesias e música”. O projeto foi um dos vencedores da edição deste ano do Prêmio Sedu Boas Práticas na Educação.

UNIDADES CONTEMPLADAS - As 38 unidades escolares contempladas são: Mariuza Sechin, Wellington Ferreira Borges, Dr. Souza Araujo, Tiradentes, Prof. Augusto Carvalho, Boa Vista, Maria de Novaes Pinheiro, Irmã Dulce Lopes Pontes, Professor Jorge Anizio Borjaille, Desembargador Cândido Marinho, Barão do Rio Branco, Domingos José Martins, Dante Michelini, Guarapari, Irmã Maria Horta, Maria Ortiz, Jones José do Nascimento, Arlindo Ferreira Lopes, Taquara I, Sizenando Pechincha, Antônio Luiz Valiati, Carapebus, Professor João Antunes das Dores, Manoel Lopes, Francisco Nascimento, Pref. José Maria Miguel Feu Rosa, Silvio Rocio, Agenor de Souza Lé, Celita Bastos Garcia, Stellita Ramos, Maria de Lourdes Santos Silva, Antônio Esteves, Itagiba Escobar, Manoel Rosindo da Silva, Dr. Francisco Freitas Lima, Professor Adevalni Azevedo e Judith Leão Castelo Ribeiro.

 

FOTO: Romero Mendonça / Secom - ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)