“A alegria do barulho desses beija-flores não vai silenciar enquanto eu existir”. Neste sábado, dia 12 de dezembro, comemora-se o Centenário de Augusto Ruschi, Patrono da Ecologia do Brasil. Para celebrar a data, a Imprensa Oficial do Espírito Santo (DIO/ES) produziu um caderno especial contando um pouco da história daquele que viveu em prol da preservação do meio ambiente.
“Augusto Ruschi foi um visionário. Ele fazia de tudo para chamar a atenção das pessoas para a importância de preservação da natureza. Foi uma pessoa que viveu e morreu para salvar o meio ambiente”, destaca a presidente do DIO/ES, Mirian Scárdua.
Em formato de revista, o caderno especial possui oito páginas, com imagens históricas de Ruschi, animais e plantas por ele catalogados, além de texto relatando sua trajetória de luta pela criação de reservas florestais, pois, segundo o ecologista, “o mundo não poderia prescindir desses locais por abrigarem inúmeras espécimes de animais e vegetais ameaçados de extinção”.
Para o diretor de Produção do DIO/ES, Sérgio Egito, o caderno foi pensado para eternizar a história do ecologista. “Ruschi teve papel fundamental na criação das reservas ecológicas. Não é à toa que ganhou o título de Patrono da Ecologia do Brasil. O objetivo é reavivar esse legado”, destacou.
A publicação circula encartada nesta edição do Espírito Santo e também será entregue aos participantes do evento Amigo da Natureza, que acontece hoje, às 10 horas, no Palácio Anchieta.
FOTO: Divulgação / Dio- ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)