_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

ES Criativo: sustentabilidade gera renda para artista

01/12/2015


Quem passa por Jacaraípe, na Serra, certamente já se deparou com a ‘Casa de Pedra’, espaço construído pelo artista capixaba Neusso Ribeiro Farias. O local, feito com rochas recolhidas dos arrecifes e troncos de árvores mortas é um dos pontos turísticos do município, que recebe no verão cerca de 300 visitantes por dia.

O artista afirma que nunca imaginou que sua fonte de renda viria da natureza. Sua maior preocupação era fazer algo para defendê-la, e por isso optou pelo reaproveitamento, pela transformação da natureza morta em arte.

Embora seu carro-chefe sejam as esculturas, as peças de mobiliário do artista também fazem sucesso com o público, inclusive, foram destaque este ano na Casa Cor ES, o maior evento de decoração do Estado. Com preços a partir de R$ 2 mil, tudo é feito com madeira reaproveitada e raízes mortas - desde cabideiros a bancos e cadeiras.

Neusso fala com entusiasmo sobre os visitantes que passam pela sua Casa de Pedra, que no início era a sua residência e hoje funciona como ateliê. “É bacana ver que meu amor pela natureza serve de inspiração para muitas pessoas. É muito prazeroso trabalhar assim, em contato com a natureza e, através da minha arte, transmitir a importância da sua preservação”, declara o artista.

Segundo o artista, muitos visitantes levam seus produtos para o exterior. “Compram como lembrança para amigos que moram fora do país, principalmente peças menores, com motivos religiosos. Sei que já levaram meu trabalho para os Estados Unidos, Japão e Alemanha”, comemora.

A Casa de Pedra - O trabalho que deu mais visibilidade à arte de Neusso Ribeiro Farias foi a Casa de Pedra, construída por ele, inicialmente, para sua moradia. Mas o imóvel, que levou cerca de dois anos para ficar pronto, logo atraiu o interesse do público, e com a visitação diária o artista optou por deixar o local funcionando apenas como seu ateliê. Mas ao lado, outra casa, nos mesmos moldes, chama a atenção: essa sim, a residência do artista da natureza.

A Casa de Pedra também sedia ações de Educação Ambiental, como oficinas e palestras sobre conscientização ecológica. “Atraímos muitas crianças para essas ações. É importante que elas entendam que são o futuro do nosso planeta”, decreta Neusso.

 

FOTO: Divulgação

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)