_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Sejus divulga vencedores do concurso de pintura

30/11/2015


Em cerimônia realizada no Museu Vale, em Vila Velha, na última quinta-feira (26), foram anunciados os vencedores do concurso de pintura do projeto “Mãos que Falam”, realizado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

Na categoria masculina, o primeiro lugar ficou com Vinícius de Menezes Lima, da Penitenciária Semiaberta de Vila Velha (PSVV). Romildo Braz Correia Vitória (Penitenciária Estadual de Vila Velha II) e Dyeibe Lima Andrade (Penitenciária Agrícola do Espírito Santo) ficaram, respectivamente, em segundo e o terceiro lugares.

Já entre as mulheres, as premiadas foram Lethícia Lemos Jantorno, do Centro de Detenção Provisória Feminino de Viana, em primeiro lugar, e Elenice Maria da Rocha, do Centro Prisional Feminino de Colatina, em segundo.

O detento Romildo Braz Correia Vitória, que ficou em segundo lugar no concurso, contou que participar do projeto traz esperança de ter uma nova oportunidade quando retornar à sociedade. “Não sabia que tinha esse dom artístico. Só descobri quando entrei para o projeto. Fiquei surpreso com o resultado e quero continuar pintando e transformar esse aprendizado em profissão”, falou.

Neste ano, o tema do concurso foi “Terra, Planeta Água”. Os trabalhos produzidos pelos internos foram analisados por uma comissão formada por artistas plásticos. Participaram da disputa detentos provisórios e condenados do sistema prisional capixaba. Foram ofertadas cinco vagas para cada uma das 35 unidades administradas pela Sejus, e 19 inscreveram representantes, totalizando 85 concorrentes. As obras campeãs do concurso ficarão expostas por 10 dias no térreo do Edifício Fábio Ruschi, no Centro de Vitória.

Além de terem os trabalhos divulgados, os vencedores receberam medalhas e livros de arte. Todos os participantes receberam certificados.

O projeto ‘Mãos que Falam’ tem o objetivo de potencializar as habilidades artísticas de internos do sistema prisional capixaba, bem como auxiliar no resgate da autoestima dos detentos e contribuir para a melhoria da qualidade de vida deles.

O concurso é uma iniciativa da Gerência de Educação e Trabalho (GET), da Sejus, com apoio da Fundação Operartes e patrocínio da Arcelor Mittal Tubarão e do Instituto Sincades.

Cerimônia - A premiação do concurso contou com a participação do secretário de Estado da Justiça, Eugênio Coutinho Ricas, do subsecretário para Assuntos do Sistema Penal, Alessandro Ferreira de Souza, do subsecretário de Estado da Cultura, José Roberto Santos Neves, do especialista de Responsabilidade Social da ArcelorMittal, Paulo Henrique Marques, e do gerente de Relações Institucionais da Vale, Eugênio Fonseca. Juízes, promotores de Justiça, diretores de unidades prisionais e servidores da Sejus.

Em seu discurso, o secretário de Estado da Justiça destacou que uma das missões da Sejus é oferecer oportunidades de ressocialização às pessoas privadas de liberdade, investindo em educação, qualificação e trabalho. “A arte é uma forma importante de resgatar essas pessoas e despertar o melhor nelas, por isso temos projetos como o Mãos que Falam, que é uma iniciativa vitoriosa, que está em seu segundo ano. Parabenizo a todos os artistas que participaram do concurso”, disse.

O subsecretário de Estado da Cultura, José Roberto Santos Neves, parabenizou a Sejus pela iniciativa e ressaltou a contribuição para a democratização do acesso à cultura.

Confira os vencedores

:: Masculino
1º lugar - Vinícius de Menezes Lima (PSVV)
2º lugar - Romildo Braz Correia Vitória (PEVV II)
3º lugar - Dyeibe Lima Andrade (Paes)
Douglas Lúcio de Jesus (PRSM)
Fabrício Cortes dos Santos (CDRL)

:: Feminino
1º lugar - Lethícia Lemos Jantorno (CDPFV)
2º lugar - Elenice Maria da Rocha (CPFCOL)

 

FOTO: Assessoria de Comunicação / Sejus

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)