Para integrar as ações que serão realizadas com apoio da Marinha do Brasil, será promovido hoje, pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), o Workshop de Enfrentamento os Impactos Ambientais dos Rejeitos de Mineração na Bacia do Foz do Rio Doce.
O evento acontece na Capitania dos Portos do Espírito Santo, das 9 às 18 horas. Estarão presentes representantes Iema, do Ibama, da Polícia Ambiental do Espírito Santo, do Projeto Tamar, do Corpo de Bombeiros, da Samarco, da Universidade Federal do Espírito Santo, entre outros.
Navios - O Navio Hidroceanográfico “Vital de Oliveira”, recém-adquirido pela MB, chegou à Vitória nesta terça-feira (24) e se deslocará ainda está semana para a foz do rio Doce. O navio está capacitado a realizar pesquisas científicas para caracterização física, química, biológica, geológica e ambiental de áreas oceânicas. Além dos pesquisadores embarcados, o navio receberá o reforço de técnicos do IEAPM e da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), a fim de auxiliar os levantamentos e estudos que serão realizados para verificar os impactos oceanográficos na fauna e flora da foz do rio Doce e áreas marítimas adjacentes, segundo informações da Marinha do Brasil.
Além disso, por meio do Comando do Primeiro Distrito Naval, está sendo produzido um Boletim de Previsão Meteorológica Especial diário para acompanhamento das condições de vento e corrente na foz do rio Doce. Também foi destacado o Rebocador de Alto-Mar Tridente para a foz do rio, com técnicos do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), para recolher amostras de água, a fim de acompanhar o nível de contaminação do mar.
Sobrevoo - No sobrevoo realizado por técnicos do Iema no final da manhã de ontem, foi identificado que a chamada ‘onda de lama’ deslocou-se 5 quilômetros ao sul, 20 quilômetros ao leste e 30 quilômetros ao norte da foz do Rio Doce. Cabe ressaltar que o deslocamento desta lama recebe influencia do comportamento das ondas e da direção do vento.
SERVIÇO
Workshop de Enfrentamento os Impactos Ambientais dos Rejeitos de Mineração na Bacia do Foz do Rio Doce
- Hoje, das 9 às 18 horas
- Local: Capitania dos Portos do Espírito Santo. End. Rua Belmiro Rodrigues da Silva, 145, Enseada do Suá - Vitória).
- Liberação de imagens para a imprensa: 15h30.
- Coletiva: 16h30.
FOTO: Fred Loureiro / Secom - ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)