_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Reconhecimento: empresas que empregam detentos recebem selo

22/10/2015


Pelo quinto ano consecutivo, várias empresas capixabas que empregam detentos do sistema prisional receberam do Governo do Estado o Selo Social ‘Ressocialização pelo Trabalho’. A cerimônia de entrega da certificação foi realizada no Palácio Anchieta, na tarde de ontem.

Nesta edição, 55 empresas receberam o selo do governador Paulo Hartung e do secretário de Estado da Justiça em exercício, Alessandro Ferreira de Souza. A cerimônia também contou com a participação de representantes da equipe de governo, do Ministério Público, do Poder Legislativo, além de empresários de diversos setores do Espírito Santo.

Durante a solenidade, o governador Paulo Hartung destacou que, com recursos próprios do Estado, foram realizados importantes investimentos para reconstrução do sistema prisional capixaba. Hartung afirmou ainda que o atual sistema carcerário é moderno e organizado. “Ainda tem muita coisa para fazer, mas estamos no caminho certo. Precisamos humanizar o sistema, educar e alfabetizar os detentos que não tiveram acesso à educação e dar acesso ao trabalho como projeto fundamental de ressocialização”, salientou Hartung.

O governador aproveitou a oportunidade para agradecer aos empresários que participam do projeto. “Os empresários estão aqui demostrando muito além dos seus compromissos legais de pagar seus impostos, estão aqui demonstrando o seu compromisso social com os capixabas. São mais de 200 empresários e empresas que trabalham conosco e pretendemos expandir este número cada vez mais”, disse.

Já o secretário de Estado da Justiça em exercício, Alessandro Ferreira de Souza, reforçou a importância de ações conjuntas entre os poderes Executivo, Judiciário e Legislativo para o sucesso do programa ‘Responsabilidade Social e Ressocialização’.

“O sistema prisional capixaba tem uma característica que o distingue de tantos outros sistemas do nosso país e essa característica é que ele é trabalhado a muitas mãos, com todos os poderes trabalhando de forma harmônica e responsável, com um único objetivo, que é a reinserção das pessoas privadas de liberdade ao seio da sociedade”, afirmou.

Oito instituições e empresas que contribuem para o programa ‘Ressocialização e Responsabilidade Social’ também foram homenageadas com o troféu ‘Amigos da Ressocialização’. Essa homenagem foi prestada à ONG Espírito Santo em Ação, Aderes, Vale, Fundação Operartes, Depen, Arcellor Mittal, Instituto Resgate da Cidadania, Associação Dharma Brasil.

Representando as empresas parceiras do Programa “Responsabilidade Social e Ressocialização”, Cleonice Damasceno Coelho Magnago, da empresa Magnago Esquadrias em Alumínio, falou sobre a experiência de ter uma fábrica instalada dentro de uma unidade prisional do Xuri. Já o detento Herivelton Rodrigues Soares, que cumpre pena na Penitenciária Estadual de Vila Velha III e trabalha na empresa Magnago Esquadrias em Alumínio, contou sua experiência de trabalhar enquanto cumpre pena.

A cerimônia de entrega do selo contou com a apresentação do coral de detentos da Penitenciária Semiaberta de Vila Velha, que mostrou as canções “É preciso saber viver”, de Roberto e Erasmo Carlos, “Mais uma Vez”, de Renato Russo e Flávio Venturini, e “Agnus Dei”.

CERTIFICAÇÃO - O Selo Social é concedido anualmente aos parceiros da Sejus que atendem a requisitos como: ter empregado, nos seis meses anteriores, cinco presos condenados no regime semiaberto (trabalho externo) e/ou, no mínimo, dez presos que trabalhem internamente, em frentes de trabalho, nas unidades prisionais.

As empresas que recebem esse reconhecimento podem usar o símbolo em seus produtos e peças publicitárias, demonstrando que atuam socialmente e contribuem para a reinserção de detentos e egressos do sistema prisional no mercado de trabalho.

Atualmente, 215 empresas são conveniadas à Secretaria de Estado da Justiça e empregam a mão de obra de 2.536 internos, dentro e fora das unidades prisionais.

ADESÃO AO PROGRAMA - As empresas interessadas em participar da seleção de internos e egressos do sistema prisional para o mercado de trabalho podem entrar em contato com o Núcleo de Trabalho da Gerência de Educação e Trabalho da Sejus, pelos telefones (27) 3636-5852 ou 3636-5737 ou pelo email nucleodetrabalho@sejus.es.gov.br.

 

FOTO: Romero Mendonça / Secom - ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)