O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando e os estudos estão a todo vapor. Para garantir um bom resultado, os alunos do 3º ano do Ensino Médio da Rede Estadual de Educação participam de aulões para complementar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Nos aulões, eles têm a oportunidade de tirar dúvidas e exercitar questões do Exame.
Um exemplo é a Escola Benício Gonçalves, que reforçou neste mês os aulões de diversas disciplinas, como Biologia, Física, Matemática, Língua Portuguesa e Química. Cerca de 140 estudantes participaram das aulas de reforço.
As aulas são realizadas com o uso de computador interativo, de atividades comentadas e dinamizadas com participação dos alunos. Os horários foram reorganizados a fim de priorizar o reforço das disciplinas, bem como das técnicas de leitura e resolução de questões com base na Matriz de Referência do Enem.
Segundo o estudante Felipe Marizani da Silva, de 18 anos, o aulão é um meio de aprender mais, rever os conteúdos já estudados que tenham caído no esquecimento e matérias que talvez não tenha afinidade, mas que são necessárias. “O curso que eu quero fazer é Jornalismo, pois gosto muito de escrever. Como eu estudo pela manhã e trabalho pela tarde até à noite, costumo reforçar os meus estudos apenas nos finais de semana e na minha folga. Tenho a prática de fazer um resumo da matéria e releio para tentar fixar”, relata o estudante.
A aluna Carolina Merlo Pereira, de 17 anos, tem se dedicado para obter um bom resultado no Enem e pretende cursar Engenharia da Produção. “O aulão é uma boa oportunidade para nós estudantes, pois a partir disso conseguimos ampliar os nossos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Costumo estudar em casa duas horas por dia, além de fazer Pré-Enem à noite”, disse Carolina.
Além do Enem, as turmas de 3º ano do Ensino Médio se preparam também para a prova do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes). O preparatório para essas duas importantes avaliações receberam uma atenção diferenciada dos professores, que organizaram seus planejamentos com enfoque específico e diversificam as abordagens didáticas.
O diretor Leonardo Pereira Monteiro também contribuiu com os aulões. “Sou formado em Física e aproveitei essa oportunidade para estar em sala de aula com os alunos, para recapitular alguns conteúdos do Ensino Médio. Foi um momento gratificante, uma nova experiência. Percebi que os alunos estavam estimulados e motivados pela minha iniciativa”, afirma Monteiro.
Aulão de Matemática - Os alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Rômulo Castello, localizada na Serra, estão participando de um “Aulão de Matemática”, que tem como objetivo também o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A primeira revisão aconteceu no dia 06 de outubro, onde os alunos aprenderam um pouco sobre funções em álgebra, geometria plana, estatística, dentre outras. Como no aulão aparecem alguns conteúdos do 2º ano, as turmas também foram convidadas a participar, para receber dicas que serão muito úteis durante o ano de 2015.
Promovida pelos professores de Matemática, a próxima aula será realizada até o dia 23 de outubro e os alunos aprenderão não somente conteúdos para o Enem, como também da grade curricular. Além disso, eles entenderão como funciona a prova, como o tempo que terão para desenvolver cada questão e as normas que terão que seguir durante os dois dias do Exame.
De acordo com a professora de Matemática Vanessa Carla Lucas, as aulas estão sendo desenvolvidas de forma lúdica e descontraída, para não ficar cansativo para os estudantes. “Os alunos participam resolvendo exercícios em tempo real, nas carteiras da sala ou no quadro. Eles estão resgatando a autoestima e percebendo do que são capazes. Sem dúvidas, teremos um grande resultado”, afirmou Vanessa.
Enem - As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em todo o Brasil. Os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h. Recomenda-se que todos os participantes cheguem ao local de prova até às 12h (horário oficial de Brasília), já que será proibida a entrada após o fechamento dos portões.
Os candidatos, no primeiro dia, terão que resolver 90 questões relacionadas às áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. No segundo dia de prova, por sua vez, deverão ser solucionadas 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 45 de Matemática e suas Tecnologias, além da redação.
É importante verificar com antecedência, na página oficial do Enem, a validação da inscrição e o local das provas, assim como fazer o trajeto até o lugar com antecedência para evitar atraso no dia do exame. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), mais de 7,7 milhões de estudantes participarão do Exame Nacional do Ensino Médio 2015.
FOTO: Divulgação / Sedu
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)