Na última sexta-feira (16), o governador Paulo Hartung realizou um encontro com membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim, no município de Dores do Rio Preto. A agenda teve como objetivo debater a produção e o abastecimento de água na região do Caparaó. Após a reunião, o governador realizou visitas técnicas às nascentes de Pedra Rocha, nascente do Rio Itapemirim e Pedra Menina, nascente do Rio Preto.
“Após nossa visita posso afirmar que a situação hídrica na região está melhor que em outras partes do Estado, porque o maciço da cobertura florestal no Caparaó está preservado, ainda produzindo e estocando água. Este é o caminho e o desafio que temos para o restante do Estado. Temos que recuperar nossa cobertura florestal, principalmente nas margens dos rios e nas nascentes para aumentarmos nossa produção de água”, avalia Hartung.
O governador disse ainda que a população necessita refletir e agir diante da nova realidade hídrica do país. “Não podemos ser predatórios. Temos que consertar tudo que foi feito de errado e estimular o desenvolvimento sustentável para nossos jovens terem oportunidades no futuro”, salientou.
O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Octaciano Neto, falou da presença da comitiva liderada pelo governador. “Com a visita tivemos a oportunidade de ver a situação de parte das nascentes do Rio Itabapoana e do Rio Itapemirim, que são fundamentais aqui para a região Sul, que está menos crítica que o Norte do Estado, mas que, ainda sim, precisa de muitos cuidados”.
Caparaó - Ao todo são 11 municípios que compõem a Região do Caparaó, sendo eles Jerônimo Monteiro, Alegre, Guaçuí, São José do Calçado, Dores do Rio Preto, Divino São Lourenço, Ibitirama, Irupi, Iúna, Muniz Freire e Ibatiba.
A prefeita de Guaçuí e também presidente do consórcio do Caparaó, Vera Costa, também destacou a presença de representantes do Poder Executivo Estadual. “Aqui na região do Caparaó nós temos ainda condições de recuperar o que foi desmatado e toda a desorganização que foi feita em nosso meio ambiente ao longo das décadas. O governador nos motivou ao falar sobre o Programa Reflorestar, aliado ao discurso de conscientização para a população, pois o quadro começa a reverter através da mudança nos hábitos de consumo”, enfatizou a prefeita.
FOTO: Romero Mendonça / Secom - ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)