A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) está convocando mais 200 candidatos do cadastro de reserva, aprovados em concurso público realizado em 2012. A convocação, publicada na edição de ontem, do Diário Oficial do Estado, é para o curso de formação.
O concurso de 2012 ofereceu 500 vagas – e cadastro de reserva - para Agente Penitenciário e Agente de Escolta e Vigilância, e teve 1.468 candidatos classificados. Desse total, 691 já foram nomeados.
Essa nova turma do curso de formação contará com 100 vagas para provimento e formação de cadastro de reserva para o cargo de Agente Penitenciário e outras 100 para o cargo de Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária.
A expectativa é de que o curso de formação tenha início no mês de dezembro. Os convocados deverão se apresentar na Escola Penitenciária do Espírito Santo (Epen), no Complexo Penitenciário de Viana, nos dias 19 e 20 de outubro.
Os horários de apresentação, bem como a lista de habilitados para a última etapa do processo seletivo, estarão disponíveis no site da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp), organizadora do concurso, no site www.vunesp.com.br. Os candidatos deverão chegar ao local com antecedência mínima de 60 minutos.
Só poderão participar do curso de formação aqueles candidatos que se apresentarem nos dias 19 e 20 de outubro (segunda e terça-feira), quando serão divulgadas todas as informações sobre o curso.
Os convocados devem apresentar o documento original utilizado nas fases anteriores do processo seletivo, além de cópia simples do CPF, RG, comprovante de residência e PIS/PASEP. O candidato que não comparecer no horário indicado estará excluído deste Concurso Público.
Curso de formação - O curso de formação é a última etapa do concurso realizado pela Sejus, que ofereceu 250 vagas para o cargo de Agente Penitenciário e 250 para o cargo de Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária.
Todos os candidatos convocados para o curso de formação já passaram por outras cinco etapas: prova objetiva, prova de condicionamento físico, exame de saúde, prova de aptidão psicológica, comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e na vida privada.
Os agentes penitenciários desenvolvem atividades de atendimento, custódia, guarda, assistência e orientação de pessoas recolhidas nas unidades prisionais do Estado. Já os agentes de escolta e vigilância penitenciária desenvolvem ações de vigilância das unidades prisionais nas muralhas, guaritas e alambrados que compõem as suas edificações; ações de contenção, vigilância do preso, condução do preso à rede hospitalar para assistência médica e odontológica, condução de veículos de transporte de presos e outras atividades.
FOTO: Divulgação / Sejus
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)