O combate ao mosquito da dengue pode ser feito com medidas simples em casa. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça o convite à população para participar da eliminação dos focos do vetor e lembra a importância de vistoriar locais menos evidentes que podem servir de criadouros do Aedes aegypti.
Para que o combate seja efetivo é necessário que a população selecione um dia fixo da semana para checar se dentro de casa e no quintal existem recipientes que acumulem água, como vasos de planta, pneus e garrafas. “É de extrema importância o envolvimento da população nessa tarefa, pois os focos do mosquito estão, em sua grande maioria, concentrados nas residências. E em casa é preciso ficar atento a locais propícios à proliferação do vetor da dengue, mas que às vezes podem passar despercebidos” ressalta a gerente de Vigilância em Saúde da Sesa, Gilsa Rodrigues.
Portanto, a orientação é fazer uma lista de tudo que pode ser verificado em casa para que nenhum local importante seja esquecido, como tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados em áreas de serviço e de lazer que podem acumular água, além de lonas de cobertura, que se não estiverem bem esticadas podem favorecer o acúmulo de água.
Outra dica válida é manter o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado, eliminar tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas, entre outros. Tonéis, caixas d’águas e outros depósitos de água devem ser tampados, além disso, retirar folhas e outros detritos das calhas para que a água da chuva possa escoar.
Vasilhas de comida e água de animais devem ser mantidos sempre limpos, com uma boa escovação nas bordas. Vasos de planta, tonéis, caixa d’água também devem ser bem higienizados, como também bandeja de água atrás da geladeira.
BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO - Foram notificados 26.542 casos de dengue entre 04 de janeiro e 26 de setembro de 2015 no Espírito Santo. Destes, 663 são suspeitos da forma grave, 19 são óbitos confirmados e 24 são óbitos sob investigação. No mesmo período, a taxa de incidência da doença no Estado ficou em 683,18. Essas informações são enviadas à Secretaria de Estado da Saúde até o dia anterior à divulgação do boletim epidemiológico.
COMO SE PREVENIR
- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
- Tirar água dos vasos de plantas;
- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;
- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.
FOTO: Divulgação / Sesa
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)